1º Seminário de Educação Infantil

Evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Caravelas

Terça-Feira, 20/09/2011 | .

Foi realizado na terça-feira, 20 de setembro, das 9h às 17h, o 1º Seminário de Educação Infantil: “Ações e possibilidades”, evento organizado pelo Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de estabelecer canais diretos de interlocução entre a Coordenação Regional Sul-Fluminense da UNCME/RJ e as entidades, órgãos e associações envolvidos com a qualidade da educação infantil.
 Além disso, o seminário também teve o intuito de contribuir com a formação dos conselheiros municipais de educação e gestores escolares, público-alvo do evento; promover a reflexão sobre as políticas públicas de educação infantil no Plano Nacional de Educação (PNE); propiciar o conhecimento e a importância da organização de espaços na educação infantil, favoráveis ao estímulo de experiências de aprendizagem e de relacionamento.
O seminário aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Caravelas. Mais de 200 pessoas participaram do evento, incluindo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) e coordenadora regional sul-fluminense da União Nacional do Conselho Municipal de Educação (UNCME), professora Eliana Cavalieri Duarte, a coordenadora estadual da UNCME e subsecretaria de Educação de Duque de Caxias, professora Sônia Pegoral, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Jorge Eduardo, e a representante da juíza de direito da 1ª Vara de Família, da Infância e da Juventude de Angra dos Reis, Vera Lúcia de Carvalho, que integraram a mesa inicial.
A secretária de Educação falou sobre a importância do seminário. “É na educação infantil que se inicia todo o processo de educação escolar, por isso este evento é tão importante. Acreditamos e também trabalhamos para a valorização da educação infantil”, declarou Luciane Rabha.
Após a apresentação dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Vilton Eurico, que cantaram ao público do seminário, foi efetuado um ciclo de palestras que norteou todo o evento. A professora Eliana Cavalieri Duarte abordou o tema “O papel do CME na busca de uma educação infantil de qualidade”, enquanto o assessor técnico da instituição Solidariedade França-Brasil e membro da Coordenação Colegiada do Fórum Permanente de Educação Infantil/RJ, professor Edson Cordeiro, ministrou a palestra “O Fórum Permanente de Educação Infantil e sua atuação na discussão do novo Plano Nacional de Educação”. Outras mesas foram organizadas ao longo do evento, que terminou no final da tarde e contou com a participação de profissionais de educação de Angra, Mangaratiba, Seropédica e Paraty. A coordenadora estadual da UNCME resumiu o desejo dos presentes: “Que este momento possa disparar uma visão mais apurada quanto ao assunto”, disse Sônia Pegoral. 
 

Secretarias relacionadas: