Foi realizado na terça-feira, 20 de setembro, das 9h às 17h, o 1º Seminário de Educação Infantil: “Ações e possibilidades”, evento organizado pelo Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de estabelecer canais diretos de interlocução entre a Coordenação Regional Sul-Fluminense da UNCME/RJ e as entidades, órgãos e associações envolvidos com a qualidade da educação infantil.
Além disso, o seminário também teve o intuito de contribuir com a formação dos conselheiros municipais de educação e gestores escolares, público-alvo do evento; promover a reflexão sobre as políticas públicas de educação infantil no Plano Nacional de Educação (PNE); propiciar o conhecimento e a importância da organização de espaços na educação infantil, favoráveis ao estímulo de experiências de aprendizagem e de relacionamento.
O seminário aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Caravelas. Mais de 200 pessoas participaram do evento, incluindo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) e coordenadora regional sul-fluminense da União Nacional do Conselho Municipal de Educação (UNCME), professora Eliana Cavalieri Duarte, a coordenadora estadual da UNCME e subsecretaria de Educação de Duque de Caxias, professora Sônia Pegoral, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Jorge Eduardo, e a representante da juíza de direito da 1ª Vara de Família, da Infância e da Juventude de Angra dos Reis, Vera Lúcia de Carvalho, que integraram a mesa inicial.
A secretária de Educação falou sobre a importância do seminário. “É na educação infantil que se inicia todo o processo de educação escolar, por isso este evento é tão importante. Acreditamos e também trabalhamos para a valorização da educação infantil”, declarou Luciane Rabha.
Após a apresentação dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Vilton Eurico, que cantaram ao público do seminário, foi efetuado um ciclo de palestras que norteou todo o evento. A professora Eliana Cavalieri Duarte abordou o tema “O papel do CME na busca de uma educação infantil de qualidade”, enquanto o assessor técnico da instituição Solidariedade França-Brasil e membro da Coordenação Colegiada do Fórum Permanente de Educação Infantil/RJ, professor Edson Cordeiro, ministrou a palestra “O Fórum Permanente de Educação Infantil e sua atuação na discussão do novo Plano Nacional de Educação”. Outras mesas foram organizadas ao longo do evento, que terminou no final da tarde e contou com a participação de profissionais de educação de Angra, Mangaratiba, Seropédica e Paraty. A coordenadora estadual da UNCME resumiu o desejo dos presentes: “Que este momento possa disparar uma visão mais apurada quanto ao assunto”, disse Sônia Pegoral.
1º Seminário de Educação Infantil
Evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Caravelas