Nesta quarta-feira, dia 21, comemora-se o Dia da Árvore. A Prefeitura de Angra não deixou a data passar em branco e, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, realizou o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em praças e canteiros do município. As ações contaram com a participação de estudantes do Ensino Fundamental, que aumentaram seus conhecimentos sobre a importância da árvore para o meio ambiente e o espaço urbano. Os plantios foram feitos no Belém, Ribeira e Jacuecanga.
No Belém, duas mudas de sibipiruna foram plantadas no pátio da Escola Municipal Tânia Rita. A espécie é de grande porte, podendo chegar a até 10 metros de altura. O plantio foi realizado com a participação dos alunos da escola.
Na Ribeira, foram plantadas seis mudas de ipês-amarelos em seis pequenos canteiros da Praça dos Navegantes. A espécie foi escolhida por ser uma árvore de médio porte e não ter raízes grandes e agressivas, o que poderia prejudicar o calçamento. A árvore chega a medir de quatro a seis metros. Alunos do 6º e 7º anos do Centro Educacional Souza Neves, localizado no bairro, participaram. Os ipês-amarelos foram plantados no local para substituir os ipês-brancos, que não tiveram boa adaptação.
Nove ipês-rosas e duas sibipirunas foram plantadas na avenida Conde Maurício de Nassau, em Jacuecanga. As novas mudas substituíram antigas árvores da espécie conhecida como espatódia. A substituição atendeu a uma solicitação antiga da comunidade, já que as antigas árvores estavam velhas e apresentando problemas.
– As espatódias estavam com problemas fitossanitários, com muitos fungos e bactérias. Além disso, as raízes dessa espécie são muito grandes e estavam causando problemas à calçada e à rede de esgoto. As espatódias também atraem morcegos, pois são polinizadas por esses animais – explicou Rita Svorc, bióloga e coordenadora de Poda e Corte de Árvore e Arborização Urbana.