Angra Limpa na Praia do Anil

Projeto de saneamento não vai atrapalhar a realização da Festa Internacional de Teatro de Angra

Segunda-Feira, 26/09/2011 | .

O projeto Angra Limpa, que vai destinar mais de 100 milhões de reais em investimentos relativos ao tratamento de água e esgoto, continua sendo efetuado no Centro de Angra e em outros bairros.
Antes que a Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita) seja iniciada, no dia 14 de outubro, acontecerá a conclusão do assentamento de uma tubulação na Praia do Anil, que funcionará como uma rede tronco, ligando uma estação elevatória à estação de tratamento. “Vamos concluir a operação antes do início da Fita. Depois pretendemos continuar avançando em direção ao Centro, até a foz do Rio do Choro, onde será construída uma estação elevatória”, informa o presidente do Serviço Autônoma de Água e Esgoto (Saae), Carlos Alberto Marcatti.
Depois da dragagem que foi feita no local, foram pedidos laudos quanto à balneabilidade da praia, e o resultado foi positivo. Eles apontaram que a areia já se encontra despoluída, livre de organismos e bactérias poluentes. Na parte da água, que é dividida pelo Saae em três setores, o setor esquerdo e a área central já se encontram limpos. Somente o lado direito, onde acontece a descarga da elevatória, encontra-se com um nível de coliformes fecais bem acima do permitido. “Com esse projeto de tirar a elevatória dali e também toda a descarga em relação à bacia da Praia do Anil, nós teremos a praia totalmente limpa”, explica o presidente do Saae.
Por enquanto o banho não é indicado porque qualquer praia balneável deve passar por uma série de amostragens – no mínimo cinco – em que 80% delas estejam com o nível de coliformes abaixo de mil a cada 100 mililitros coletado.
A balneabilidade da Praia do Anil não depende apenas do esgoto que é jogado diretamente na praia, e sim, de todo aquele que é despejado na enseada central. Outro ponto importante é a questão da transferência do polo pesqueiro do Centro. “Com a descarga de peixe no Centro, toda a água de peixe e o resto do pescado tende a ir para a Praia do Anil, o que também acaba atrapalhando toda a operação”, informa Marcatti, antes de continuar. “A dragagem, a retirada do esgoto e a transferência do polo pesqueiro são pontos fundamentais para a balneabilidade total não apenas da Praia do Anil, mas também da Praia do Jardim e da Praia do Aquidabã".
O Angra Limpa é, na verdade, um conjunto de projetos, e não está acontecendo apenas no Centro: está sendo realizado no Frade, na parte de baixo do bairro, e em Monsuaba também, além de outras pequenas ações de ligação de rede de esgoto que acontecem ao longo da cidade. “Com o Angra Limpa pretendemos dar um salto de 19% para 64% de esgoto tratado no município, uma coisa que poucas cidades conseguem. A questão turística também será beneficiada. Além disso vamos dar qualidade de vida e diminuir o gasto com a saúde, pois, quando você faz um investimento maciço no saneamento você acaba economizando  na saúde, por causa de todas as doenças hídricas devido à questão da falta de esgoto”, finaliza o presidente do Saae.


 


 


 


 

Secretarias relacionadas: