Exposição da Marinha na Casa Larangeira

Informações sobre a Antártica, Amazônia Azul e arquipélagos São Pedro e São Paulo

Terça-Feira, 27/09/2011 | .


 De 26 a 28 de setembro, das 8h às 17h, a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) está abrigando, no térreo da Casa Larangeira,  três  importantes exposições da Marinha  patrocinadas pelo Programa de Mentalidade Marítima ( Promar)  da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SeECIRM) sobre os projetos  que o Brasil desenvolve na Antártica, na Amazônia Azul e nos arquipélagos de São Pedro e São  Paulo.
 Na entrada da exposição,  um grande timão da Marinha dá as boas-vindas aos visitantes,  que logo são guiados por um representante da Marinha brasileira. Grandes banners apresentam a linha do tempo das pesquisas e grandes  feitos realizados por diversos países na Antártica, de 1773 a 2008; mostram, através de fotos,  as atividades desenvolvidas pelo Brasil através do Programa Antártico Brasileiro (Proantar);   as diferentes espécies que habitam a região (pinguins, focas, lobos-marinhos) e os equipamentos, laboratórios  e veículos utilizados pelos pesquisadores na Estação Comandante Ferraz.
 A exposição também é abrilhantada por um esqui de neve, vestimentas dos pesquisadores; por uma maquete da Estação Comandante Ferraz e réplicas diminutas  dos navios que trabalham com o projeto: o “Ary Rangel “e o “Maximiniano”, além de aeronaves.
 Em relação à Amazônia Azul, 4,5 milhões de quilômetros quadrados de espaço marítimo a ser vigiado e cuidado, a Marinha apresenta, através de banners, os sistemas de vigilância e as políticas implementadas para a  proteção dos recursos naturais nela encontrados, utilizando-se de pesquisadores, patrulhas aérea e naval, navios aeródromo, fragata “Independência”, projetos de turismo etc.
  Sobre os arquipélagos São Pedro e São Paulo - um conjunto de pequenas ilhas  rochosas  distando 627 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha -   pertencentes ao estado de Pernambuco -,  a exposição mostra duas maquetes, uma sobre o oceano,  com a estação científica e todo o espaço utilizado pelos pesquisadores,  e a outra  no fundo do mar, mostrando as formações rochosas que são as bases do arquipélago.  
  Mais de 10 vídeos sobre o cotidiano da Estação da Antártica, dos arquipélagos São Pedro e São Paulo e da Amazônia Azul estão à disposição dos visitantes,  que também recebem  cartilhas e publicações sobre todos os projetos.

Secretarias relacionadas: