Obra adiantada no Morro do Tatu

Prefeitura deve concluí-la 5 meses antes do prazo inicial

Terça-Feira, 27/09/2011 | .

A Secretária municipal de Obras, Elenize Santana, visitou na segunda-feira, dia 26, a obra de contenção que está sendo realizada no Morro do Tatu, localizado próximo ao Centro de Angra. A obra foi iniciada em janeiro deste ano e a Prefeitura de Angra pretende entregá-la em agosto ou setembro de 2012, prazo anterior ao da previsão inicial, que era janeiro de 2013. De acordo com a secretária, o método utilizado na construção tem contribuído para agilizar a obra.

– A obra está adiantada e 30% dela está concluída. Os detalhes da construção estão dentro do esperado – avaliou Elenize.

A Prefeitura de Angra está investindo R$ 25,2 milhões na obra, proveniente de seus recursos próprios. Desde as tragédias ocorridas no início de 2010, em decorrência das fortes chuvas, o governo municipal tem concentrado trabalho e recursos nesse tipo de obra, visando a prevenção de novos acidentes.

O prefeito Tuca Jordão tem acompanhado a obra do Morro do Tatu assim como outras obras feitas com recursos próprios no município.

– As obras financiadas pelo município estão realmente adiantadas. No Morro do Tatu, isso pode ser conferido a olhos vistos. É uma obra de excelência em engenharia – afirmou Tuca.

O prefeito também falou sobre a situação das obras custeadas pelo Governo do Estado, que para ele são mais preocupantes:

– É triste ter que ir a Brasília pedir a liberação de recursos para o Governo do Estado para que ele possa pagar as empresas que estão fazendo as obras dos morros da Glória e da Carioca. É preciso que a União faça o repasse para o Estado. O importante é que o município tem cumprido com sua responsabilidade e as obras custeadas por nós estão adiantadas – disse o prefeito.

A obra do Morro do Tatu tem 580 metros de extensão, da Praia do Anil ao Balneário. Na parte superior, está sendo construído um muro de contenção (cortina atirantada) de 2.700m², com 273 metros de extensão e 10m de altura. A obra inclui ainda, abaixo da cortina atirantada, uma área de 40.000m², de retaludamento e terraplenagem. A área está coberta por uma manta biodegradável que visa facilitar o reflorestamento.

Ao falar sobre as obras de contenção, Tuca destacou ainda outras obras que estão sendo realizadas simultaneamente e citou as de saneamento e de urbanização na Praia do Anil.

– Teremos a Fita no próximo mês, mas as obras de saneamento não vão atrapalhar o evento. E após a Fita, o início da urbanização da Praia do Anil será a todo vapor – afirmou o prefeito.

Secretarias relacionadas: