Foi realizada na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, uma audiência pública para a apresentação do levantamento feito pelo governo do estado sobre a situação habitacional da região Costa Verde.
O evento aconteceu na Casa Larangeira, no Centro. Mais de 100 pessoas, entre representantes de Angra, Paraty e Mangaratiba, acompanharam as discussões ligadas ao Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro (PEHIS-RJ).
Elaborado em três etapas, o PEHIS-RJ encontra-se na segunda fase, relativa aos diagnósticos, que serve para explicitar e também analisar o quadro da habitação de interesse social no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de gerar os cenários para a formulação de estratégias de ação, objeto da terceira etapa do plano.
Na mesa de autoridades estavam o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, e o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, além outros integrantes do governo estadual ligados ao tema. O secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares, também participou da audiência, assim como grande parte do secretariado municipal.
Tuca Jordão foi o primeiro a falar à plateia. “O estado está engajado nesta luta, e Angra sai na frente, pois já fez o seu Plano Local de Habitação de Interesse Social, o PLHIS”, declarou o prefeito, antes de lembrar um fato importante. “Quando ainda era secretário no governo de Fernando Jordão, tive a ideia de fazer o primeiro condomínio habitacional no formato vertical, na Verolme. Para minha surpresa, agora vamos a Brasília, para concorrer a um prêmio cedido pela Caixa Econômica, relativo ao melhor condomínio vertical. Independente do resultado, Angra já ganhou um grande prêmio em função de tratar o assunto com muita responsabilidade”, contou Tuca Jordão, sendo muito aplaudido pelos presentes.
Após as explanações do prefeito, foi a vez do secretário de estado de Habitação, Leonardo Picciani, discursar aos participantes. Ele lembrou a questão das tragédias que vêm assolando municípios do estado ao longo dos últimos anos. “Não temos como prever as tragédias, mas temos a obrigação de estar preparados para agir da melhor forma possível”, explicou o secretário de estado de Habitação.
O subsecretário de estado de Habitação, Reginaldo Balieiro Diniz, deu seguimento ao evento, falando sobre o tema.
O PEHIS-RJ está sendo desenvolvido pela empresa Ambiental Engenharia e Consultoria Ltda., sob supervisão da Secretaria de Estado de Habitação. Com a realização da terceira etapa do plano, que vai apresentar estratégias de ação relacionadas ao assunto, o Estado do Rio, como um todo, vai caminhar para um novo cenário relativo à habitação, e todos os municípios só terão a ganhar.