II Festival Nacional de Dança Angra em Movimento

De 7 a 9 de outubro, no Cais de Santa Luzia, com o apoio da Cultuar

Quarta-Feira, 28/09/2011 | .

  A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), mais uma vez está  patrocinando o II Festival Nacional de Dança Angra em Movimento, de 7 a 9 de outubro, a partir das 18h, no Cais de Santa Luzia (Centro da cidade), numa grande tenda que  está sendo  montada especialmente para o evento. A entrada é  franca.
  O festival é de caráter competitivo,  e  para esta edição já estão inscritos 36 grupos, muitos deles vindos de São Paulo (interior e capital), Minas Gerais e de várias partes do Rio de Janeiro, além dos grupos locais.
 O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, convida toda a população para o festival,  que promete repetir o sucesso do ano ano passado, com grande público participando de todas as atividades . “Os espetáculos de dança são belíssimos e todos os grupos da cidade estarão participando ativamente. Estaremos também  recebendo diversos grupos e palestrantes  vindos de diversas partes do país, além de um representante do exterior,  do Miami City Ballet School, que fará uma audição para os bailarinos interessados e oferecerá algumas bolsas de 100%  para os bailarinos que mais se destacarem no festival  participarem  do Summer 2012, um programa de aperfeiçoamento que a escola oferece no EUA”, explica Paulo Mattos.
 Duas companhias de São Paulo,  reconhecidas internacionalmente,  a Faces Ocultas e a Jolles Salles  farão a abertura das noites de sexta-feira e sábado, a partir das 18h, apresentando belos espetáculos. Na sexta, a Faces Ocultas com o espetáculo “Rubras Faces”, e no sábado,   a Jolles Salles  apresentando trechos  de obras de grandes balés. Para a noite de domingo a companhia convidada ainda não está definida.
 O festival será bastante movimentado durante os três dias com o funcionamento de  stands com as três maiores e melhores marcas de produtos especializados de dança do Brasil e workshops de balé  clássico, jazz, dança moderna e dança de rua, na Casa Larangeira e na  tenda, com horário previsto de início para as 13h.
 Segundo o coordenador do festival, Hugo Leonardo, haverá  também apresentará alguns espetáculos no Shopping Piratas no sábado e no domingo, no horário das 12h, e  possivelmente em algumas praças do Centro da cidade.
  Participarão personalidades como a diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ, Denise Acquarone, palestrando sobre a importância da profissionalização; a representante do Conselho de Educação do Miami City Ballet School  (Miami/ Florida/USA), Alice Arja,  que estará ministrando uma audição dentro do festival e oferecendo algumas bolsas de 100% para  os bailarinos que mais se destacarem.
 Na primeira edição do festival, em 2010,  no ginásio poliesportivo do Colégio Estadual Dr. Artur Vargas, o evento foi abrilhantado pelas presenças dos primeiros bailarinos do Teatro Municipal do RJ, Ana Botafogo e Marcelo Missailidis, Escola de Dança Maria Olinewa (filiada ao Teatro Municipal do RJ), Circuito Jolles Salles de SP e Orquestra, Coro e o Ballet de Barra Mansa , além de grupos vindos de São Paulo, Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e os  locais, trazendo aproximadamente 1.500 pessoas para a cidade.

Secretarias relacionadas: