Ioiô vira febre em Angra

Garotada tem tomado conta das praças, mostrado suas habilidades e conquistado cada vez mais adeptos

Quinta-Feira, 29/09/2011 | .

O ioiô virou uma febre em Angra. Nas esquinas, praças e escolas, tem sido cada vez mais comum a presença de crianças, adolescentes e até de marmanjos rodando o ioiô e mostrando suas habilidades e manobras na prática de uma das mais tradicionais brincadeiras infantis. A parceria entre a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e a Equipe Fênix de Ioiô, tem proporcionado muita diversão para a garotada. A agenda de presença dos instrutores em praças e escolas da cidade está cheia e é cada vez mais comum ver ioiôs nas mãos da criançada, aprendendo a rodar o brinquedo ou num estágio mais avançado, mostrando técnica e habilidade nas manobras mais aplicadas nesse esporte.


  A Equipe Fênix está todos os sábados, das 10h às 12h, na Praça da Matriz, no Centro, e ainda tem uma programação das 18h às 20h em algumas comunidades. Todas as terças-feiras os instrutores estão divertindo a garotada em Monsuaba, às quartas-feiras estão na Praça do Centro Comercial Village, em Jacuecanga, às quintas marcam presença na Praça da Porteira, Japuíba e às sextas-feiras na quadra de esportes no Camorim, além de manter uma agenda em visitas as escolas do município.


  “É um esporte que mexe com a coordenação motora da criança, desenvolve a criatividade e a memória”, comentou um dos esportistas da equipe que está em Angra, Sávio Martins. A Equipe Fênix foi criada em 2008 com o objetivo de promover e desenvolver a modalidade no Brasil e de resgatar o ioiô como uma das principais brincadeiras da infância. “A intenção é treinar a criançada e os adultos que gostam desse esporte e promover, no final de nossa estada em Angra, um campeonato de ioiô com distribuição de prêmios”, disse Sávio.

Secretarias relacionadas: