Ações contra dengue: mais de mil imóveis visitados

Vigilância Ambiental esteve em Monsuaba e na Japuíba

Sexta-Feira, 30/09/2011 | .

A última semana de setembro foi marcada por mais um intenso trabalho da Vigilância Ambiental: em Monsuaba (dia 25) e Japuíba (28) foram percorridos 1.683 imóveis, sendo 937 abertos e 746 fechados. Os objetivos foram a prevenção da dengue e o combate a focos existentes. Além das visitas, para a aplicação de larvicida em ralos, as equipes fizeram o serviço de borrifação de inseticida (“fumacê”) e divulgaram informações sobre a doença para os moradores.


Os agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental, que é subordinada à Superintendência de Vigilância em Saúde da FuSAR, cumprem semanalmente um cronograma de atividades. O calendário é definido depois de estudos de cada um dos quatro distritos sanitários da cidade, onde são fornecidos dados sobre surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti e, principalmente, originados de sugestões de moradores.


A colaboração da população é fundamental para a Prefeitura de Angra dos Reis, segundo o diretor Leonardo Almeida: “a atuação conjunta entre o poder público o cidadão só traz benefícios, para toda a sociedade”.


A FuSAR orienta a população para que não deixe acumular água em pneus, em garrafas e outros recipientes vazios (como vasos de plantas, etc.), que se ficarem expostos à chuva podem servir como criadouros do mosquito. Mais informações sobre o trabalho da Diretoria de Vigilância Ambiental são obtidas pelo Disque-Dengue, no telefone 3377-7808.

Secretarias relacionadas: