Donos de restaurantes, representantes da Prefeitura de Angra e demais convidados se reuniram na noite de segunda-feira, dia 3, no restaurante Zero Grau, para o lançamento do festival Sabores de Angra, edição especial Fita. O projeto tem como objetivo incrementar ainda mais o festival de teatro, que tem um público estimado de 100 mil pessoas, oferecendo um roteiro gastronômico com um cardápio variado para os frequentadores da Fita, além de turistas e angrenses. Uma das iniciativas do festival é que os 18 restaurantes participantes vão funcionar em horários estendidos durante a noite para melhor atender o público das peças. O Sabores de Angra vai do dia 4 de outubro a 15 de novembro e a Festa Internacional de Teatro de Angra, de 14 a 30 de outubro.
O prefeito Tuca Jordão participou da cerimônia, juntamente com o curador da Fita, o empresário João Carlos Rabelo, e a coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Vera Peixoto. O Sabores de Angra está sendo organizado por meio de uma parceria entre a prefeitura, através da Secretaria de Atividades Econômicas, e a Abrasel.
O projeto conta com várias ações de estruturação, divulgação e marketing, tendo a Fita como mote. O cardápio oferecido no roteiro gastronômico é de pratos de até R$ 49,90 para até duas pessoas. Parte do cardápio foi elaborado exclusivamente para a Fita. A divulgação do Sabores de Angra está sendo feita através dos veículos de comunicação e também junto ao grande público da Fita, contando com banners, fôlderes, vídeos antes das peças etc.
O festival também está sendo divulgado em parte do trade turístico de Angra. O cardápio guia foi distribuído em hotéis e pousadas. Durante o festival, os clientes que responderem a pesquisa de opinião sobre os pratos e os serviços estarão concorrendo a hospedagens e passeios turísticos. Além da Secretaria de Atividades Econômicas, a TurisAngra e a Cultuar também estão envolvidas com a realização do festival.
– Precisamos de todas as casas cheias. Isso movimenta a economia do nosso município – disse Tuca Jordão, ressaltando a importância de iniciativas como essa para potencializar os benefícios de eventos como a Fita para o comércio local.
O prefeito aproveitou a oportunidade e falou dos novos projetos da prefeitura. Ele anunciou que nesta quarta-feira, dia 5, vai estar no Palácio Guanabara negociando com o Governo do Estado a construção de um teatro para 1.500 pessoas ao lado do Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Outra boa notícia é que a urbanização da Praia do Anil irá começar logo após o termino da Fita.
João Carlos Rabelo fez elogios à iniciativa de conciliar gastronomia e teatro: – É uma ideia muito positiva que eu vejo com muita alegria. Se todos ganharem com a Fita, o evento não acaba – afirmou.
Vera Peixoto destacou a importância do segmento de bares e restaurantes para o desenvolvimento do município e o fomento dos setores social e econômico, e também a força do associativismo. Ela falou sobre a ideia que deu origem ao projeto.
– Havia a necessidade do setor se unir e se mobilizar para gerar seus próprios eventos. Então nós identificamos que durante a Fita muitas casas ficavam fechadas, principalmente após as últimas peças. Daí surgiu a ideia de juntarmos as duas coisas [música e gastronomia] para que as pessoas possam continuar a programação com boas opções para se confraternizar – explicou a coordenadora da Abrasel.
Os restaurantes participantes são: Canto das Canoas (Ilha da Gipoia), Fromaggio (São Bento), Cheiro Verde (Centro), Nova Casa (Centro), Sushi dos Reis (Centro), Skenta – Creperia (Centro), Mar de Espuma (Centro), Casa da Picanha (Centro e Shopping Pirata’s), Terra Grill (Centro), Estrela da Praia (Praia do Anil), Zero Grau (Iate Clube Aquidabã), Casa Nova (Balneário e Shopping Pirata’s), Costela Bar (Balneário), Beppina (Centro e Balneário), Delícias da Lourdinha (Angra Shopping), Samburá (Parque das Palmeiras), Kapolleto’s Grill (Shopping Piratas) e Bucaneiros (Shopping Piratas).
Começou o festival Sabores de Angra
Durante o lançamento, prefeito anunciou negociação para a construção de um teatro ao lado do CEA