A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) está exibindo, através do Cine Cultuar, o filme “Rio”, desenho animado de sucesso absoluto em todo o Brasil, gratuitamente, nas comunidades periféricas de Angra, com distribuição de pipoca e refrigerante, em um telão gigante inflável ide 8 x 6 metros e com projetor de alta tecnologia.
Amanhã, dia 11, a partir das 18h, a sessão de cinema será em Monsuaba, para crianças, jovens e adultos, na quadra da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa. No último fim de semana, sexta-feira, dia 7, o desenho foi exibido para um bom público, na quadra esportiva do bairro Campo Belo.
O filme foi lançado recentemente nos EUA pela Fox Films e está em exibição em diversos cinemas do Brasil. O desenho continuará percorrendo diversos bairros de Angra, em datas a serem agendadas pela Cultuar e as associações de moradores, sempre a partir das 18h. As duas primeiras sessões do Cine Cultuar foram no bairros do Cantagalo e Frade no mês de setembro, exibindo o filme brasileiro “ O Auto da Compadecida”.
'“Rio” conta a bela história de uma ararinha-azul macho chamada Blu, que nasceu no Rio de Janeiro, foi capturada na floresta e chegou até Minnesota, nos Estados Unidos. Lá, foi criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Linda e um ornitólogo chamado Túlio trazem Blu de volta ao Rio de Janeiro para acasalá-la com a única fêmea viva (Jade), que está no Brasil. Só que Jade é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, e sempre bate de frente com Blu. O casal de araras é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, e aí começam uma nova história, juntos, para se libertar.
O diretor do filme é o brasileiro Carlos Saldanha. Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e Jamie Foxx, são os atores que fazem as vozes dos protagonistas. “O filme tem a duração de 96 minutos.