Costa Verde tem seu posto GNV

Prefeito inaugura o local e anuncia início da dragagem do Rio Japuíba na próxima semana

Segunda-Feira, 10/10/2011 | .

O prefeito Tuca Jordão participou da inauguração oficial do primeiro posto de gás natural veicular (GNV) da Costa Verde nesta segunda-feira, dia 10. A cerimônia contou com representantes da Prefeitura de Angra, da Câmara Municipal e da CEG, e foi realizada no posto, localizado na Rua Itatiaia, S/N, na Japuíba. Tuca falou sobre os diversos projetos e empreendimentos que estão sendo feitos no bairro, incluindo o posto entre os mais importantes.

– A população merece ter mais uma alternativa de abastecimento veicular. Nossa cidade está crescendo a passos largos. Grandes empreendimentos estão vindo pra cá, e a Japuíba não poderia ficar de fora, pois é o maior bairro de Angra. O bairro cresceu, está crescendo e vai continuar a crescer – afirmou o prefeito.

Tuca destacou projetos importantes no bairro, como o Hospital da Japuíba e o Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Cemanee), que estão para ser entregues neste ano; a reurbanização das ruas Japoranga e Francelino Alves, que será iniciada em breve; o Condomínio Cidadão, já entregue; as obras de estruturação e expansão do aeroporto, projeto que irá custar em torno de R$ 12 milhões; dentre outros. A grande notícia dada pelo prefeito é o início da dragagem do Rio Japuíba na próxima semana. O objetivo principal da obra é evitar alagamentos nas proximidades.

As negociações para a instalação do posto em Angra começaram em 2009, a partir da indicação feita pelo vereador Jorge Eduardo na Câmara.

– Angra é a nona cidade do estado a ter um posto GNV. Agora o munícipe tem o privilégio de abastecer seu carro aqui, sem precisar ir para Itaguaí ou Santa Cruz. É um momento importante para todos nós – avaliou Jorge Eduardo. Antes da inauguração, os postos mais próximos eram os de Itaguaí e Barra Mansa.

O presidente da Câmara, vereador José Antônio, também fez sua avaliação sobre o posto e os projetos realizados e previstos na Japuíba.

– O prefeito Tuca Jordão tem feito obras estruturantes, que são aquelas que ficam e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Esta [o posto] é mais uma obra estruturante – disse o vereador, que destacou os empregos gerados pelo posto e pelos estabelecimentos que estão fazendo a conversão dos veículos.

O vereador Manoel da Cruz Parente disse que vai reivindicar junto à CEG e ao poder público a instalação de um posto GNV também no Parque Mambucaba, que fica a 40 km do Centro de Angra e a 45 km do Centro de Paraty.

Os vereadores Fiote e Vilma dos Santos e o representante da CEG Ricardo Neumayer também participaram da cerimônia. O empresário Aroldo Macedo, um dos donos do posto, falou sobre a viabilidade comercial de seu empreendimento e os benefícios para os angrenses.

– Quando você faz um empreendimento, você quer ganhar dinheiro. Mas melhor do que isso é ganhar vendo um sonho acontecer, que é Angra dos Reis ter o seu posto GNV. Vai ser bom para o povo e para nós – afirmou o empresário.       

COMO O POSTO FUNCIONA

    O primeiro posto GNV da Costa Verde tem seis bicos de abastecimento, capacidade mensal de 150 mil m de gás e está apto para atender os 2.300 veículos movidos a GNV. O gás natural chega até o posto por meio do sistema de gás natural comprimido (GNC). O gás é transportado por carretas, em um conjunto de cilindros metálicos.

    Conforme explica a CEG, essa forma de distribuição do GNC é segura e utilizada na criação de novos mercados, em regiões que ainda não têm rede subterrânea de transporte e distribuição de gás natural. O sistema é utilizado com sucesso em outros municípios fluminenses, como Teresópolis e Maricá.

    O novo posto permite que os motoristas realizem os 154 km que separam Angra do Rio usando apenas o GNV, que é, comprovadamente, a opção mais econômica para o consumidor. Além do melhor rendimento, os carros com GNV têm outras vantagens, como desconto de 75% no IPVA, menos emissão de poluentes etc.

Secretarias relacionadas: