Show em homenagem à santa padroeira

Procissão culmina com apresentação do Padre Fábio de Melo no Estádio Municipal

Quinta-Feira, 13/10/2011 | .

Angra dos Reis teve um dia inesquecível de celebrações a Nossa Senhora Aparecida nesse 12 de outubro. Além da tradicional procissão em homenagem à padroeira do Brasil, a data contou com o show do padre Fábio de Melo, oferecido pela Prefeitura de Angra e pela Cultuar, no Estádio Municipal. O prefeito Tuca Jordão e a primeira-dama Alessandra Jordão participaram das festividades, que reuniram milhares de pessoas. Houve também festas pelo Dia das Crianças em diversos bairros.


    Às 17h, uma multidão já se aglomerava no convento do Carmo, no Centro, para a saída da procissão. Dentro da igreja, muitos devotos faziam fila para tocar a imagem da santa e fazer seus agradecimentos e pedidos. A imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu da igreja, carregada pelos fiéis, sob muitos aplausos e fogos de artifício. Além da imagem principal, toda ornamentada com flores, os fiéis também levavam uma grande rede de pescadores e outra imagem da santa, dentro de um barquinho. A história conta que a imagem da padroeira foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, em 1717. 


De lá, a procissão partiu, tendo à frente membros da Irmandade de São Benedito, tradicionalíssima congregação católica de Angra dos Reis. A multidão cantava e louvava a santa, guiada pelos clérigos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Balneário, organizadora da procissão, com o apoio da prefeitura. Além dos fiéis da paróquia organizadora, outros, das paróquias Nossa Senhora da Conceição (Centro), São José Operário (Parque Mambucaba), Santíssima Trindade (Jacuecanga), São Sebastião (Conceição de Jacareí), Cristo Libertador (Nova Angra) e Nossa Senhora dos Remédios (Paraty) também participaram da procissão. Fora os demais católicos, angrenses e visitantes.


Os fiéis passaram pela Praia do Anil, em direção ao Balneário, e entraram na alameda Coronel Otávio Brasil, seguindo pela rua José Elias Rabha, finalmente chegando ao Estádio Municipal. Quando a imagem entrou no estádio, sob muitos fogos de artifício, a multidão do cortejo se reuniu ao público que aguardava a procissão no gramado e nas arquibancadas, ficando ainda mais numerosa.


Antes da atração mais esperada, o show do padre Fábio de Melo, os milhares de fiéis participaram da missa campal celebrada pelo Padre Ricardo, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Foi um momento de muito louvor a Deus e à santa padroeira, com cânticos e orações, além de confraternização entre os católicos. Enquanto a missa era celebrada, o público continuava a chegar ao local, ficando ainda mais numeroso.


Por volta das 21h, a ansiedade era grande para ver a atração principal. O prefeito, a primeira-dama, o presidente da Cultuar, Paulo Mattos, e outros representantes do município conversaram com o padre Fábio pouco antes do show.


– Pedi ao padre para abençoar nossa cidade, pois ela merece. Angra possui uma grande comunidade católica, mas é de todas as religiões. E Deus é um só – disse Tuca.


O padre Fábio, que se revelou um frequentador de Angra dos Reis, falou sobre seu trabalho de pregação da palavra de Deus através da música e sobre o que representa se apresentar na cidade na data em que Nossa Senhora Aparecida é celebrada.


– Para mim é importante estar aqui e pela primeira vez falar com a cidade depois da tragédia. Precisamos reavivar nossa esperança, e Nossa Senhora é um exemplo, pois foi uma mulher que nunca perdeu as esperanças, mesmo com todas as dificuldades – lembrou o padre cantor, ressaltando que a santa é também um exemplo de força e superação para todas as mulheres.


Por volta das 21h30, o padre Fábio subiu no palco. Um dos nomes de maior expressão da Igreja Católica no Brasil, Fábio de Melo mostrou ao público seu show “Iluminar”, galgado em canções de seu último álbum, que deu nome ao show. Sucessos de seus trabalhos anteriores não ficaram de fora, para a alegria dos fãs e fiéis. O público entoou em coro “Tudo é do Pai”, em um dos momentos mais emocionantes da apresentação.


Os sucessos continuaram. “Incendeia minha alma”, “Derrama o teu amor aqui” e “Entra na minha casa” foram alguns deles, sempre cantados em coro por pessoas de várias idades. As canções eram intercaladas por orações e mensagens de fé.


– Dedico a próxima música a todas as famílias que tiveram suas casas devastadas e suas vidas destruídas – disse o padre, lembrando novamente dos deslizamentos ocorridos no início de 2010, antes de iniciar a canção “O preço de uma vida”. O padre deu sua bênção a Angra: – Que a força do Espírito Santo seja abundantemente derramada sobre esta cidade – exaltou.


   Lá pelo final do show, Fábio de Melo recebeu da primeira-dama Alessandra Jordão uma imagem de Nossa Senhora da Conceição feita com o osso da cabeça do peixe cavala, peça típica do artesanato caiçara de Angra dos Reis.


Fábio de Melo também interpretou regravações de canções que fizeram sucesso na voz de outros cantores, como Lulu Santos e Fábio Júnior. O padre encerrou sua apresentação histórica com “Romaria”, do cantor e compositor Renato Teixeira (...Sou caipira, pirapora, Nossa Senhora de Aparecida...), homenagem à santa padroeira e quase um hino do interior do Brasil, e, por fim, “Luz Divina”, de Roberto e Erasmo Carlos (...Essa luz / É claro que é Jesus...), fechou a noite inesquecível para os fiéis.


– O show foi fabuloso. Adoro as músicas dele e achei a iluminação linda. A prefeitura também está de parabéns, pela organização – avaliou Nancy Campos, moradora do Rio, que programou seu passeio a Angra dos Reis para este feriado especialmente para ver o show.

Secretarias relacionadas: