Restauração de 10 capelas da Ilha Grande

Alunos de arquitetura da UFF estão fazendo pré-projetos de restauração para 10 capelas da Ilha Grande

Quinta-Feira, 13/10/2011 | .

Através do Inventário de Bens Imóveis Históricos do Município de Angra, que vem sendo realizado há dois anos, por intermédio do acordo de cooperação técnica entre a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF,  30 alunos do último período do curso de arquitetura  estão elaborando pré-projetos de restauração de de 12 capelas  localizadas em comunidades da Ilha Grande (Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Dois Rios, Araçatiba, Parnaioca, Longa, Saco do Céu, Matariz e Aventureiro), para preservar e recuperar suas características artísticas e históricas de construções, algumas delas seculares. O projeto está recebendo apoio da TurisAngra e da Subprefeitura da Ilha Grande.
 As outras duas capelas existentes na ilha - uma na Freguesia de Santana e  outra  no Bananal - ficaram fora do projeto porque,  segundo a arquiteta da Cultuar, Ana Nascimento, a primeira já tem projeto pronto e a segunda  necessita de um projeto menos complexo, que deverá ser feito pela própria fundação.
 Os alunos, acompanhados pelo professor José Pessoa e Ana Carmen Jara Casco,  estiveram nos dois primeiros fins de semana de outubro na Ilha Grande visitando as construções para fazer levantamento métrico e fotográfico e apreensão de memória oral com antigos moradores das comunidades, devido  à ausência de registro histórico, documental e cultural.
 O levantamento feito através da parceria Cultuar/UFF  será tema de exposição no Circuito Religioso da Ilha Grande,  que a prefeitura pretende apresentar como uma das atividades do município durante  a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

Secretarias relacionadas: