O idealizador da Fita, João Carlos Rabello, artistas e todos que acreditam e participam de diferentes formas e etapas da Festa Internacional de Teatro de Angra , desde a organização inicial, patrocínio, apoio diversos, divulgação, venda de ingressos, montagem das tendas até a última limpeza da Praia do Anil, foram homenageados nas falas das autoridades presentes na abertura oficial da Fita 2001, no palco da Tenda Sesc, da Praia do Anil, na noite de sexta-feira, dia 14, antes do espetáculo “Três homens baixos”.
A primeira-dama Alessandra Jordão, representando o prefeito Tuca Jordão, que não p^~ode comparecer por problemas de saúde, falou sobre a importância do evento para o município e o Brasil e parabenizou todos os participantes. No palco, a ministra da Cultura Ana de Hollanda, o presidente da Fundação Cultural de Angra, Paulo Mattos, a representante da secretária de Cultura do Estado, Eva Doris, o ministro da Pesca, o angrense Luiz Sérgio, o representante da Fecomércio e vice-prefeito Essiomar Gomes e representantes dos patrocinadores do evento cortaram a fita abrindo oficialmente o evento.
_ Não falo aqui como ministra. Falo como admiradora desta arte maravilhosa que é o teatro e que vejo que continua mais viva do que nunca, com esta plateia maravilhosa. Angra está de parabéns. O teatro brasileiro está de parabéns e os organizadores desta festa também Agora vejo porque este encontro não se chama festival. É na verdade uma grande festa! E onde sempre tem artistas reunidos, tudo acaba em festa – enfatizou.
Após a cerimônia oficial, as cortinas foram abertas e o palco e o público foram enebriados pela energia contagiante do espetáculo “Três homens baixos”, com os atores Francisco Cuoco (fazendo a sua despedida), Anselmo Vasconcelos e Orlando Vieira, texto de Rodrigo Murat e direção de Jonas Bloch, que surpreendeu e fez todo mundo se descontrair e dar muitas gargalhadas com a história sexual e de vida dos três amigos.
A Festa Internacional do Teatro de Angra é realizada desde 2004, com total apoio da Prefeitura de Angra , através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). Em 2010 contou com cerca de 90 mil espectadores. Este ano, até o dia 30 de outubro, deverão passar pelos nos três palcos (Sesc, Transpetro, na Praia do Anil e teatro do Centro Cultural Theophilo Massad), as principais peças teatrais em cartaz no país. Serão 60 espetáculos, sendo 13 estreias nacionais e 13 infantis. A Fitinha será assistida por milhares de crianças das escolas públicas de Angra gratuitamente.
O evento ainda traz uma boa novidade: o Troféu Fita de Teatro que premiará o melhor espetáculo, ator, atriz, figurino, cenário, iluminação e peça teatral escolhida pelo público.
Angra, cidade do teatro!
Abertura da Fita contou com participação da primeira-dama, representando o prefeito e da ministra da Cultura