A partir do dia 1º de janeiro de 2012, os integrantes do Coral de Angra dos Reis, vão receber um aumento de 100% nas remunerações mensais, em forma de jetons, que recebem da Prefeitura de Angra através da Fundação Cultural (Cultuar), para apresentar concertos na cidade durante todo o ano e representá-la no país e no exterior. A solicitação de aumento foi proposta através da Mensagem Nº 034/2011 do governo municipal, aprovada por unanimidade pelos vereadores, na sessão da Câmara, na tarde do dia 11.
Os valores das remunerações atualizadas serão as seguintes a partir do ano que vem: vozes (um piso nacionais), regente (três pisos nacionais), assistente de regente ( dois pisos nacionais) e pianista ( dois pisos nacionais).
_ Os valores não eram reajustados há muito tempo. Desde 1989 os cantores recebiam apenas meio salário mínimo. E eles participam de diversos ensaios semanais, se reciclam e nos representam durante todo o ano, em diversos projetos, festas e festivais. Nada mais justo do que valorizá-los. A qualidade deles é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil. E desde quando assumimos, no início do ano, não achávamos justo continuar com esta situação. Então conversamos com o prefeito Tuca Jordão, que prontamente se comprometeu em nos atender e reverter a situação. Estamos agora bastante felizes, cumprindo com nossa parte. Nosso coral merece cada vez mais ser valorizado- afirma o presidente da Cultuar, Paulo Mattos.
Paulo Mattos estava presente na tarde da aprovação da mensagem acompanhando a votação, juntamente com diversos integrantes do coral, que na ocasião deram uma bela “canja” para os presentes, cantando duas canções no plenário da Câmara, “Acorda, Maria Bonita” e “Encontros e despedidas”, sendo muito aplaudidos e tendo recebido elogios dos vereadores.
O Coral da Cidade tem cerca de 30 integrantes e 42 anos de história. Criado pelo saudoso maestro Gerard Galloway, é regido por um ex-aluno do maestro, Moacyr Saraiva, que faz parte do coral desde a sua criação. “O coral teve uma importante influência na formação de todos os artistas (música, teatro e cinema) da cidade, a partir da década de 70, e por ele passaram importantes figuras, inclusive dois ex-prefeitos de Angra, José Marcos Castilhos e o atual ministro da Pesca, Luiz Sérgio”, explica o regente Saraiva, ao falar sobre a conquista.
Reajuste de 100% para o Coral da Cidade
Cultuar solicitou e prefeitura reajustou jeton do Coral de Angra dos Reis