O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, visitou na manhã de terça-feira, dia 18, o Condomínio Cidadão da Japuíba, entregue em agosto para as famílias retiradas das áreas de risco ou que perderam suas casas com os deslizamentos do início do ano passado. Tuca conversou com os moradores, conferiu como estão os edifícios e visitou alguns apartamentos.
– Estou fazendo uma visita para poder conversar com as pessoas e ver como andam as coisas por aqui. É gratificante poder estar aqui e receber tantos agradecimentos – afirmou o prefeito.
Mas a conversa com os novos moradores não ficou somente nos agradecimentos. Tuca também ouviu solicitações e se prontificou a atendê-las. Os moradores pediram a construção de um muro e uma portaria na entrada do condomínio e a cobertura da quadra de esportes. Outro pedido da comunidade é a construção de uma passarela próxima à entrada do condomínio, para que possam fazer a travessia para o outro lado da rodovia Rio-Santos com mais segurança.
– Estamos licitando a construção do muro. A portaria e a cobertura da quadra também serão providenciadas – disse o prefeito. Sobre a passarela, Tuca explicou que por se tratar de uma rodovia federal, é necessária a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e a prefeitura vai tratar do assunto com o órgão.
O prefeito fez elogios aos moradores e ao condomínio. Em sua avaliação, os principais problemas estão relacionados à organização e a convivência entre os moradores, que reclamaram de detalhes como bagunça de crianças, fezes de cães nos jardins, mau uso das fechaduras dos prédios etc.
– O problema é mais “convivência” do que qualquer outra coisa. Este condomínio é grande. Primeiro nós temos que organizar a convivência entre os vizinhos de um mesmo prédio, depois, do condomínio todo. Viver em comunidade é saber compartilhar. O condomínio é ótimo, os ajustes dependem mais de vocês – disse Tuca aos moradores. Grande parte dos moradores do novo condomínio morou durante toda a vida em casas e por isso não está acostumada ao novo tipo de moradia.
Outras das principais solicitações foram sobre tubulação de telefone e TV e armazenamento de gás. A prefeitura irá comunicar oficialmente a Secretaria de Estado de Obras e a Odebrecht sobre os detalhes de suas competências para que tomem providências.
– A Japuíba é um bairro que está crescendo e por isso tem recebido grandes investimentos – disse Tuca, citando grandes projetos no bairro, como o Hospital da Japuíba e o Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Cemanee), que serão entregues neste ano; a reurbanização das ruas Japoranga e Francelino Alves, que será iniciada em breve; e o Restaurante Popular, previsto para o ano que vem.
São 420 apartamentos no condomínio da Japuíba, distribuídos em 21 edifícios. Outro condomínio que também já foi entregue é o do Areal, com 140 apartamentos em sete prédios. O próximo a ser entregue é o da Pousada da Glória, que possui 240 apartamentos distribuídos em 12 edifícios. De acordo com o prefeito, o Condomínio Cidadão da Pousada da Glória está pronto para ser entregue e sua inauguração está dependendo da agenda do governador Sérgio Cabral.
Tuca visita condomínio da Japuíba
Prefeito conversa com os moradores e fala sobre grandes investimentos no bairro