O prefeito Tuca Jordão reuniu-se nesta terça-feira, 18, com o diretor do Disque Denúncia, Zeca Borges, com o objetivo de estudar a proposta de trazer o serviço de combate ao crime para Angra dos Reis. O encontro foi realizado a pedido do presidente da Câmara de Angra, vereador José Antônio, que já esteve duas vezes na sede do órgão, que funciona no prédio da Secretaria de Segurança, no Rio de Janeiro.
Depois de ver o projeto de instalação do Disque Denúncia em Angra, Tuca mostrou-se bastante entusiasmado e disse que vai se esforçar ao máximo para implantar o serviço na cidade. O local para a instalação está sendo estudado.
- Fiquei bastante impressionado com a eficácia do Disque Denúncia e acho que o serviço vai ajudar, não só Angra mas toda a Costa Verde, a diminuir a criminalidade na região. Vou me empenhar ao máximo para levantar os recursos necessários para realizar o projeto - disse Tuca.
Na sexta, 21, o prefeito estará no Rio para conhecer de perto o funcionamento do Disque Denúncia. A implantação do serviço em Angra poderá gerar até 15 empregos diretos, entre os moradores da cidade que serão treinados pela equipe do órgão.
Para José Antônio, o empenho do prefeito será fundamental para o funcionamento do Disque Denúncia em Angra.
- Com o envolvimento do prefeito, vai ficar tudo mais fácil e os recursos para a implantação desse importante serviço de combate ao crime na cidade aparecerão, não só da prefeitura mas também das empresas da região.
COMO FUNCIONA
A Central de Atendimento do Disque Denúncia funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma equipe, permanentemente treinada em escuta qualificada, registra as demandas da população, suas aflições e seus medos. As denúncias são entregues a agentes da polícia, que analisam e investigam seu conteúdo. Nenhum denunciante é identificado.
Com o anonimato, a população passou a participar de maneira segura da luta contra o crime, inclusive em casos de pagamento de recompensa. As ligações não são rastreadas ou gravadas. Para quebrar a apatia e o ceticismo daqueles que resistem em colaborar com os esforços no combate ao crime, campanhas de recompensa começaram a ser veiculadas na imprensa. Os resultados foram surpreendentes.
Prefeito quer Disque Denúncia em Angra
Combate à criminalidade no município deverá ser reforçado