O prefeito Tuca Jordão participou nessa terça-feira, dia 25, de uma passeata organizada por estudantes do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav). Os alunos reclamam do que chamam de “loteamento do Ceav”. As dependências do colégio vêm sendo usadas por outras instituições, como a Defensoria Pública e a Fundação Leão XIII, e existe a possibilidade de que venham a ser usadas por mais outros órgãos estaduais, o que diminuiria ainda mais o espaço físico destinado aos alunos. Tuca deixou claro que não tem ingerência no Governo do Estado, mas firmou o compromisso de que a Prefeitura de Angra irá colaborar como interlocutora na busca por soluções.
– Não temos ingerência no estado, mas temos poder de mobilização política para representar interesses de nossa sociedade – afirmou o prefeito.
Tuca e a maioria de seus secretários chegaram ao Ceav por volta de 13h30. Antes da passeata começar, o prefeito conversou com alunos, diretores, professores e representantes do conselho fiscal das escola. A visita atendeu a uma solicitação do grêmio estudantil. O presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio, também compareceu atendendo ao convite dos alunos. Tuca, que é ex-aluno do Ceav, ouviu as solicitações dos estudantes, falou sobre o tempo em que estudava na escola e até conferiu seu boletim, prontamente buscado nos arquivos do colégio pela diretoria.
Ficou decidido que será feita uma reunião no dia 1º de novembro, às 14h, no Salão Nobre da prefeitura, para discutir o assunto. Tuca irá participar do encontro, juntamente com representantes da prefeitura, da Câmara, do grêmio estudantil e do conselho fiscal da escola.
– Será uma reunião de trabalho para traçar metas e diretrizes e buscar parcerias – explicou o prefeito.
Além da ocupação feita pela Defensoria Pública e pela Fundação Leão XIII, os estudantes reclamam das dependências da escola que estão ocupadas como residências. Eles também questionam a permanência de estudantes da Escola Municipal Alexina Lowndes, que necessita de reformas. De acordo com a secretária de Educação do município, Luciane Rabha, a obra já foi licitada e está para ser iniciada.
– Vamos começar o ano letivo de 2012 aqui no Ceav, mas não vamos terminá-lo aqui. A obra da Alexina Lowndes ficará pronta em seis meses e os alunos poderão retornar para lá – afirmou a secretária.
Outra questão relacionada aos alunos da rede municipal de ensino é sobre o uso da piscina do Ceav. A área também é utilizada pela Secretaria de Esporte e Lazer em seus projetos esportivos oferecidos para a comunidade. Tuca afirmou que pretende conversar com o grêmio estudantil para que o uso da piscina continue de forma partilhada.
O prefeito e os estudantes percorreram as ruas do Centro com faixas, apitos e bandeiras. A Superintendência de Transportes e Trânsito da prefeitura coordenou o tráfego para a manifestação. A passeata partiu do Ceav, foi até a praça da prefeitura (Nilo Peçanha) e de lá retornou ao Ceav para um abraço simbólico na escola.
– Estamos lutando pelo que é nosso. Queremos o Ceav inteiro – disse Alhandra Alfena Branco, presidente do grêmio estudantil. Ela fez agradecimentos, em nome dos estudantes, ao prefeito Tuca Jordão, à prefeitura e à Câmara Municipal. O prefeito retribuiu os agradecimentos e saudou os alunos pelo ato.
– Gostaria de parabenizar os estudantes por esta manifestação ordeira e democrática. Estes jovens só querem o espaço que há anos atrás foi concebido para a educação – disse o prefeito.
Na quarta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 15h, os estudantes do Ceav participam de uma audiência púbica na Câmara Municipal de Angra para discutir o assunto.
Prefeito participa de manifestação em prol do Ceav
Estudantes se reúnem com Tuca no dia 1º, no Salão Nobre, para discutir o assunto