Campanha de ´desarmamento´ infantil é encerrada

Mais de 3 mil armas de brinquedo foram trocadas por livros educativos

Quinta-Feira, 27/10/2011 | .

Terminou na manhã de quinta-feira, 27 de outubro, com a presença de mais de 400 pessoas – em sua maioria, crianças –, a campanha de “desarmamento” infantil, uma ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Editora Abril que visou a troca de armas de brinquedo por revistas educativas.
O evento foi organizado na Praça Marquês de Tamandaré, no Centro. Entre as autoridades presentes estavam a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, o representante da Editora Abril, Felipe Gomes, o delegado da Polícia Civil, Wilson Raimundo de Melo, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente.
A campanha teve 40 dias de duração. Quinze mil exemplares da revista “Recreio” foram disponibilizados para o município, entregues a crianças de 6 a 12 anos em troca de armas de brinquedo. Todo o processo foi efetuado na Biblioteca Municipal Guilherme Briggs – Centro – e nas escolas municipais da cidade, que serviram como postos de troca oficiais.
Durante a cerimônia de encerramento, o representante da Editora Abril falou sobre o evento. “Tudo o que foi possível foi feito. Conseguimos plantar uma semente na cabeça dos pais e dos filhos, cedendo mais de 3 mil revistas em troca de armas de brinquedo”, explicou Felipe Gomes.
Logo depois dele, a secretária de Educação também divulgou suas impressões quanto à campanha. “Foram 40 dias de um projeto grandioso, onde arrecadamos não apenas armas de brinquedo, mas também filmes e jogos de videogame violentos. Com isso, pretendemos minimizar a questão da violência, em todos os sentidos”, informou Luciane Rabha.
Depois das explanações, as armas de brinquedo recolhidas foram destruídas através de um rolo compressor. Os destroços serão transformados numa escultura que será criada junto com as crianças, a ser exposta na Secretaria de Educação.
O evento contou ainda com apresentações dos alunos das escolas municipais presentes – flauta, declamação de poesia/mensagem e coral. A Secretaria de Esportes e Lazer e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também apoiaram o evento.


 

Secretarias relacionadas: