Os agentes de combates a endemia e de controle de vetores encontraram um grande foco de larvas do mosquito transmissor da dengue em Monsuaba. As equipes da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) foram surpreendidas pela existência de um buraco com esgoto e centenas de larvas, próximo à praia, na tarde de segunda-feira dia 31 de outubro. Com a ajuda de um trator, o poço foi aterrado depois.
Durante o mutirão feito em parceria com a Regional de Monsuaba os 50 técnicos realizaram os serviços de borrifação de inseticida (conhecido como “fumacê”), vedação de caixas d´água com telas especiais e aplicação de larvicida (substância que mata as larvas do Aedes aegypti) em bueiros e ralos do bairro. “Nós da Fusar reforçamos o pedido da Prefeitura para que os moradores verifiquem suas casas todos os dias, para evitar o surgimento de focos do mosquito”, afirma o Diretor de Vigilância Ambiental da Fusar, Leonardo Almeida.
Mais informações sobre a doença podem ser obtidas pelo Disque-Dengue, no telefone 3377-7808. Na internet as páginas do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)e do governo do Estado (www.governo.rj.gov.br) também possuem informações sobre a dengue e cuidados para evitá-la, entre outras.