Contador de histórias Glauter Barros lança CD

Lançamento será em grande festa na Casa Larangeira sábado, 19 de novembro, a partir das 18h. Não percam!

Quinta-Feira, 10/11/2011 | .

Com o apoio da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), o angrense contador de histórias, ator e palhaço Picolé,  Glauter Barros, lança  na noite de 19, a partir das 18h, na Casa Larangeira, seu primeiro CD, aguardado com ansiedade pelo público que acompanha sua bonita trajetória pelo mundo do encantamento através das histórias infantis contadas com bastante criatividade, beleza e, principalmente amor.
  O CD comemora os15 anos de caminhada de Glauter nas estradas e conta com as participações especiais de vários amigos e amigas, como Benita Prieto, Bia Bedran, Jujuba & Ana Nogueira (Grupo Cantos do Rio) e Zé Bocca. Conta também com a participação especial do filho, o menino Mateus Simões de Barros.
 O belo CD reúne algumas histórias e contos populares onde os personagens principais são os bichos. São nove  faixas com duas músicas ( composições de Jujuba e Glauter) e sete histórias onde os ouvintes poderão  se divertir com as peripécias do macaco,  onça,  caranguejo,  tartaruga, papagaio, entre outros animais.
 No show de  lançamento do CD,  Glauter contará com as participações especialíssimas  dos contadores de histórias  Jujuba e  Ana Nogueira, do Grupo Cantos do Rio;   e  de Zé Bocca, contador de histórias de Votorantim(SP).
 Glauter Barros, além de se apresentar em diversos projetos em Angra dos Reis, vem representando o município em diversos encontros e festivais de contadores de histórias pelo Brasil.
 Glauter é jornalista e começou  a contar histórias oficialmente a partir de uma  oficina que fez na Livraria Kronstadt, que existia no Beco da Arte, em Angra, do saudoso Edson, um grande amante dos livros, já falecido.
 _O professor foi Tonico, ex-integrante do grupo Tagarela,do Rio. A partir dessa oficina, criamos o primeiro grupo de contadores de histórias de Angra dos Reis, o Grupo Tororomba. Nos apresentamos no asilo, escolas municipais, igrejas, clube de mães (Japuíba). Com o término do grupo (cada um seguiu seu destino, alguns mudando de Angra, mas resolvi continuar , pois aprendi que nunca estamos sozinhos nessa estrada de histórias, aliás, na vida. Peguei uma mala antiga que tinha sido de meu pai, coloquei meus apetrechos, um banquinho e fui pra rua contar histórias, pra crianças ou adultos. Uma boa história, e bem contada, fisga qualquer pessoa, independente da idade. Sempre abordei as pessoas nas ruas, praças etc. E desde 2005, através da Secretaria Municipal de Ação Social, conto histórias nos equipamentos dessa secretaria, nas brinquedotecas dos Cras, Centro de Atenção à População de Rua, Asilo São Vicente de Paulo, Núcleos da Terceira Idade, Pestalozzi etc.- conta Glauter, bastante feliz.
 
  Ele sempre participa de eventos relacionados à  arte milenar que é a contação ou narração de histórias.  Já se apresentou em  Barra Mansa, Rio de Janeiro, Paraty, Mangaratiba (RJ), Fortaleza(CE), São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Votorantim (SP),  Bento Gonçalves (RS), Belo Horizonte, Além Paraíba, Ouro Preto (MG), seja contando histórias ou ministrando oficinas para a formação de novos contadores.
 Antes do lançamento de Angra, Glauter estará lançando o CD no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, no Sesca Copacabana (RJ), na noite de hoje, dia 9,  com as participações de Bia Bedran, Jujuba & Ana Nogueira.

Secretarias relacionadas: