Último Condomínio Cidadão é entregue

Conjunto habitacional com 240 apartamentos foi construído na Pousada da Glória

Sexta-Feira, 18/11/2011 | .

Foi em clima de festa que, na tarde de sexta-feira, 18 de novembro, mais de 800 pessoas passaram pelo bairro Pousada da Glória para assistir a cerimônia de entrega do Condomínio Cidadão construído na localidade, criado para abrigar 240 famílias que tiveram suas casas destruídas – de forma trágica ou em caráter preventivo – nas chuvas da virada de 2009 para 2010.
A alegria estava estampada nos rostos não apenas da população presente, mas nos dos secretários municipais e presidentes de autarquias e fundações, vereadores, deputados e demais autoridades que lá se encontravam desde as 15h30. Músicas contagiantes, propagadas pelo sistema de som instalado no local, podiam ser ouvidas através dos 12 blocos de apartamentos – com cinco andares cada – de cores fortes, transmitindo a todos a ideia de que aquele era um dia para festejar.
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e seu vice, Luiz Fernando Pezão, o deputado federal Fernando Jordão e o deputado estadual Gustavo Tutuca chegaram juntos ao evento - o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, já se encontrava no local, representando o governo federal. Apesar de a população não dar sinais de que estava incomodada por causa da fina chuva que insistia em cair, o governador resolveu quebrar o protocolo e atuar como mestre de cerimônia, adiantando ainda mais a entrega das chaves provisórias dos apartamentos – aos moradores de diversos blocos – e, assim, impedindo que os cidadãos presentes não se molhassem muito.
Um dos primeiros a falar foi o deputado federal Fernando Jordão. “Tuca e o governador se uniram para dar dignidade aos moradores. Outras prefeituras não estão conseguindo entregar obras como essa”, lembrou Fernando.
Sérgio Cabral, mostrando intimidade tanto como cerimonialista quanto governador – e conhecedor dos anseios dos municípios integrantes do estado do Rio –, arrumou tempo para falar de outras questões importantes para a cidade. “O Ceav continuará sendo dos alunos. É um prédio para ser ocupado pelos estudantes, e não por outros órgãos”, declarou o governador, ao contar que havia conversado com Tuca Jordão sobre isso.
O vice-governador Luiz Fernando Pezão, citado por quase todos que discursaram como o braço-direito de Sérgio Cabral, transmitiu aos presentes a sensação de dever cumprido e a gratidão pela parceria com a prefeitura do município. “Entregamos o que nós nos comprometemos com o prefeito Tuca Jordão. É difícil conseguir terrenos em Angra, mas nós tivemos sucesso, através de uma grande parceria com o prefeito”.
Após uma oração feita pelo pastor Josias Martins, Tuca Jordão lembrou à população presente que havia deixado com o governador o abaixo-assinado feito pelos alunos do Ceav – que reivindica as instalações do colégio exclusivamente aos estudantes –, e de entregar ao próprio um documento sobre a transparência em toda a operação relacionada à construção dos apartamentos, sintetizando o sentimento de muitos em seu comentário.   “Hoje é um dia feliz para a nossa cidade. A resposta em relação à habitação está dada, em definitivo”, disse o prefeito, antes de continuar. “Saio daqui hoje, apesar da garoa, de alma lavada”.


Condomínios Cidadãos: respeito e bem estar à população
Com a construção do Condomínio Cidadão da Pousada da Glória, o governo encerra uma “trilogia de obras” voltada à habitação, que foi iniciada no dia 18 de fevereiro deste ano, com entrega do Condomínio Cidadão do Areal. A obra foi concluída em seis meses, e 140 moradias foram cedidas às famílias através de critérios de escolha para a distribuição dos moradores entre os blocos e apartamentos – e de uma pesquisa de intenção cujos próprios manifestaram suas preferências. Além disso, a Comissão Reestruturar, criada pela prefeitura para acompanhar os trabalhos de reestruturação do município após o triste incidente relacionado às chuvas da virada de 2009 para 2010, levou em consideração outros critérios, ação que também se estendeu aos outros condomínios entregues. No primeiro andar – térreo –, a preferência é dada a deficientes, idosos e famílias com muitas crianças; no segundo, famílias com crianças e idosos que não quiseram ficar no térreo e expressaram isso na pesquisa de intenção; no terceiro e quarto, famílias com pessoas mais jovens e com poucas crianças; no quinto, pessoas sem filhos ou que escolheram essa opção.
O segundo condomínio entregue, construído na Japuíba, é o maior de todos, contando com 420 apartamentos divididos entre 21 blocos de cinco andares cada. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 12 de agosto de 2011, e aproximadamente 2.100 pessoas se mudaram para o conjunto habitacional.
Depois de muita luta e trabalho sério, a prefeitura de Angra conseguiu cumprir seu dever, de zelar pelo bem estar e pela dignidade dos moradores da cidade. Durante a inauguração do Condomínio Cidadão da Pousada da Glória, Sérgio Cabral resumiu bem todo o processo em sua explanação aos presentes. “O que era um sonho desfeito se transformou num sonho realizado. Tuca Jordão está de parabéns, por apresentar um governo sério e ágil. Ele é um prefeito que está sempre pedindo pela cidade”.


 

Secretarias relacionadas: