O Angra dos Reis Esporte Clube começa a definir a formação do elenco de atletas e comissão técnica que irá trabalhar na temporada de 2012 no futebol profissional do Estado do Rio de Janeiro, para a disputa da Série B. Segundo o presidente do clube, Jorge Eduardo Mascote, a GP Soccer, empresa de marketing esportivo, parceira do time, já contratou dois jogadores, um meio-campo e um atacante, além de já ter escolhido o nome do treinador que comandará a equipe no Estadual.
O técnico será Júlio Marinho, de 57 anos, ex-treinador do Estácio de Sá em 2011, campeão da Série B pela Cabofriense em 1986, e com 15 anos de carreira. Ele comandou o Friburguense, no título de 1998 que levou o clube serrano à elite do futebol do Rio de Janeiro. Com títulos no currículo como jogador e técnico, incluindo o campeonato saudita na temporada 2003/2004, Marinho, que dirigiu o Boavista na Série A do Estadual de 2009 e 2010, chega para dirigir o Tubarão Azul, acreditando que a fórmula para o sucesso é o trabalho.
Os dois jogadores contratados são o ex-lateral Maricá, hoje jogando de meia, e o atacante Luiz Cláudio, ambos atualmente com 31 anos, revelados no Vasco da Gama no final da década de 1990, e com passagens em vários clubes brasileiros. Luiz Cláudio, de 1,92m de altura, disputou o último campeonato carioca da Série A pelo Macaé, e em 2010 fez parte do elenco do Vila Nova (GO), que disputou o Campeonato Brasileiro da Série C. O atacante, que iniciou sua carreira pelo time de São Januário, clube que defendeu em 1997/98 e novamente em 2000, já passou por outras equipes de renome no futebol brasileiro. Defendeu o Bahia, Palmeiras, Internacional, Botafogo e São Caetano, além do Boavista, de Portugal, e Duque de Caxias.
Já o meia Maricá tem no seu currículo o bicampeonato brasileiro (1997 e 2000), Carioca e Libertadores da América (1998) e Torneio Rio-São Paulo (1999), todos pelo time cruz-maltino, é a nova arma do Angra para a disputa da Série B em 2012. Seu último clube foi o Independência de Rio Branco, no estado do Acre, e quando jogou pelo Vasco, ficou muito conhecido pela frase ecoada pelo treinador Antônio Lopes, que ordenava: "Maricá! Volta, Maricá!". Ele jogou também por clubes como AEK (Grécia), Internacional-RS, América de Rio Preto-SP, Avaí-SC, Brasiliense-DF, Bahia e Goytacaz-RJ, Mesquita –RJ, Santa Cruz-PE, Atlético Metropolitano – SC, União EC (MT), entre outros.
Angra estreia jogando em casa
A FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) divulgou a tabela do Campeonato Estadual de Futebol Profissional da Série B, temporada 2012, e o Angra vai estrear no dia 4 de fevereiro, num sábado, às 16h, jogando em casa, no Estádio Municipal, contra a equipe de São João da Barra.
O time angrense está no grupo B juntamente com Goytacaz, São João da Barra, Juventus, Imperial (ex-Estácio de Sá), Cabofriense, América, Portuguesa, Audax (ex-Sendas), CFZ e Sampaio Corrêa, e no grupo A estão Rio Branco, Carapebus, Ceres, Teresópolis, Quissamã, Mesquita, Barra Mansa, São Cristóvão, Artsul, Tigres do Brasil e Serra Macaense.
Muito criticado neste ano, o regulamento não foi alterado para 2012. Dois grupos de 11 equipes jogam entre si em partidas de ida e volta. Seis clubes de cada grupo se classificam para a segunda fase. Doze times disputam em pontos corridos, todos contra todos, e os dois primeiros sobem à Série A do Carioca.