A Praça Zumbi dos Palmares ficou movimentada, colorida e cheia de alegria durante a manhã e início da noite do dia 20, Dia da Consciência Negra, pelos tambores, cores e gingados de quase todos os grupos de capoeira de Angra e pelos integrantes do grupo maracatu Palmeira Imperial de Paraty, que lá compareceram para prestar homenagem ao grande herói negro, no evento “Somos todos filhas e filhos de Zumbi dos Palmares”, organizado pelo movimento negro de Angra Ylá Dudu, com apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar).
As atividades começaram às 10 horas com os integrantes do grupo Ylá Dudu depositando flores no busto de Zumbi dos Palmares e fazendo pintura em tecido com as crianças presentes à praça.
Em seguida, uma das coordenadoras do grupo, Jaqueline Máximo, convidou os mestres de capoeira de grupos como o Congo, Senzala, Abadá e muitos outros para, unidos, organizarem uma grande roda de capoeira. Após a capoeira, aconteceu uma bonita roda de maculelê.
O maracatu de Paraty, convidado especial para o evento, fechou a festa com brilhantismo mostrando toda a força e beleza das cantigas , danças e rufar dos tambores e chocalhos, fazendo os capoeiristas e público presentes os acompanharem pela praça no bailado típico.
Festa da Consciência Negra
Evento foi realizado pelo grupo Ylá Dudu com apoio da Cultuar