Aumento da produção de tilápia

Prefeitura abre mais 2 tanques de piscicultura e investe no desenvolvimento do setor rural

Terça-Feira, 22/11/2011 | .

A Prefeitura de Angra, por meio de sua Secretaria de Atividades Econômicas, vem se empenhando no incentivo à produção rural do município. Na sexta-feira, dia 18, a Subsecretaria de Agricultura deu início à construção de mais dois tanques para a criação de tilápia. Os novos tanques estão localizados na Banqueta e têm capacidade para produzir 3,2 toneladas do pescado por ano, um importante acréscimo para a produção do município, que está em crescimento. Angra possui aproximadamente 90 produtores, e no ano passado produziu em torno de 2.220kg por mês, o equivalente a mais de 26 toneladas por ano. Os novos tanques medem 20x30, com 1 m e 20 cm de profundidade e cerca de 600 metros cúbicos.

    José Geraldo do Nascimento, agricultor e proprietário do terreno, diz que há mais de dez anos pretendia se iniciar na piscicultura, o que agora está sendo possível devido ao apoio do governo municipal.

    – A prefeitura tem me ajudado bastante através da Subsecretaria de Agricultura. A equipe tem me dado muita orientação – afirmou o agricultor, que também cria galinhas e cuida de algumas plantações em seu sítio.

    A prefeitura ajuda na abertura do tanque, legalização da área, acompanhamento técnico e apoio à comercialização do pescado. O coordenador de Piscicultura e Projetos, Fabrício Duarte, explica que o trabalho da prefeitura tem como objetivo fomentar a produção de tilápia, além de possuir cunho social.

    – É uma forma de ajudarmos os produtores rurais e contribuirmos para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. É importante que quem tenha um terreno na área rural consiga viver de sua própria produção, sem precisar se deslocar para os centros urbanos. Assim conseguimos manter as características das áreas rurais – explicou o coordenador.

Secretarias relacionadas: