O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, se reuniu com jornalistas no Salão Nobre da prefeitura, nesta quarta-feira, dia 23, para afirmar que, apesar de Angra não ser mais o destino da próxima fábrica de tubos flexíveis da Technip, a empresa irá continuar com seus investimentos no município. Como foi anunciado pela Technip nesta semana, a fábrica irá para o Porto do Açu, em São João da Barra, região Norte Fluminense. O prefeito explicou que a Petrobras triplicou sua necessidade dos materiais produzidos pela fábrica. Devido a isso, a Technip terá que construir uma fábrica mais de duas vezes maior do que a que seria construída no porto de Angra. O terminal portuário angrense atualmente possui 78 mil m e com a ampliação ficará com 129 mil m. Porém, a área exigida pela Petrobrás para a fábrica seria de 200 mil m, o que teria inviabilizado a construção em Angra.
Tuca estava acompanhado do secretário interino de Atividades Econômicas, Aurélio Moura. De acordo com o prefeito e o secretário municipal, na próxima semana, o presidente da Technip no Brasil, José Jorge Araújo, deverá vir a Angra dos Reis para dar mais detalhes sobre os planos de investimento da empresa.
– Perdemos a fábrica de tubos, mas a Technip não está saindo de Angra – afirmou o prefeito, que acrescentou que a implantação da base de fluídos, de responsabilidade da empresa Brasil Supply, e da montagem de módulos, partes importantes inseridas no projeto de exploração do pré-sal a partir do porto de Angra, permanecem e devem gerar perto de 1.500 empregos. A Brasil Supply é uma empresa do grupo Petrobras Distribuidora.
– A logística do porto de Angra é melhor, pois estamos em frente ao pré-sal – ressaltou Tuca, ratificando a vantagem competitiva do município para receber investimentos no setor.
A Technip é arrendatária do porto de Angra desde 2009, líder mundial em engenharia, tecnologias e gerenciamento de projetos para a indústria de óleo e gás, e responsável pelo projeto de ampliação e modernização do porto. A obra de expansão, que irá ampliar o porto em 51 mil m, está orçada em R$ 90 milhões e tem previsão de 12 meses para a conclusão. Somente essa obra deve gerar em torno de 120 empregos diretos e 240 indiretos.
Prefeito fala sobre fábrica da Technip
Empresa permanece em Angra e investimentos continuam, apesar da fábrica ir para o Porto do Açu