Recuperação de estradas rurais

Prefeitura investe na melhoria das vias para facilitar a produção rural e a locomoção dos moradores

Sexta-Feira, 25/11/2011 | .

A Prefeitura de Angra, através da Subsecretaria de Agricultura, realiza um trabalho constante de manutenção e recuperação das estradas vicinais do município. Estradas vicinais são as estradas rurais, fundamentais para o transporte da produção agrícola e da população que mora afastada do centro urbano. Nesta semana foi iniciado o trabalho de recuperação da estrada vicinal da Banqueta. São aproximadamente 10 km que estão passando por nivelamento (tapa-buracos), roçado (para a retirada de mato) e reparos no sistema de drenagem, para evitar alagamentos e o desgaste decorrente das chuvas. Angra tem cerca de 180 km de estradas vicinais.

    – É um trabalho periódico. Angra é um município com muitas chuvas, que frequentemente danificam essas vias. Há muitas casas e sítios que dependem dessas estradas – explica Fabrício Duarte, coordenador de Projetos da Subsecretaria de Agricultura. 

    Nesta semana a subsecretaria concluiu o trabalho de recuperação na estrada da Fazenda, no Pontal, e também na estrada do Ariró. A primeira tem aproximadamente 7 km; a segunda, 12 km. Ambas passaram pelos mesmos reparos que estão sendo feitos na Banqueta.

    No Ariró, foi construído um muro de contenção de cerca de 40 m entre a estrada e a margem do rio. O muro, feito com pedras e aterro, é para evitar a erosão da estrada. Na estrada do Rio Floresta, também será feito um muro semelhante com a mesma finalidade. A via também vem recebendo reparos em seu sistema de drenagem, além de nivelamento e roçado.

    A ponte para pedestres que atravessa o rio Ariró e liga uma parte da estrada à outra foi totalmente reformada, recebendo novo madeiramento, pintura e novos cabos de aço. A ponte está localizada próxima à Escola Municipal Ângelo Francisco Gerônimo e é muito utilizada pelos alunos.

Secretarias relacionadas: