Mais duas promessas do futebol da cidade vão tentar a sorte em clubes brasileiros, sonhando com a possibilidade de seguirem a carreira de jogador profissional. Revelados na sescolinhas da Prefeitura de Angra, nos programas PeEC (Programa de Esportes para Criança) e Gol Social, respectivamente das Secretarias de Esporte e Lazer e Ação Social, os garotos Matheus Rocha, 11 anos, e Jackson Pereira, 12, viajam nesta sexta-feira, 2, para Porto Alegre, e se apresentarão ao Grêmio para testes ao longo de duas semanas.
Os dois meninos tiveram seus talentos descobertos nos polos do Encruzo da Enseada e Belém, por um observador que representa o clube gaúcho, que acertou todos os detalhes da ida deles para o Grêmio com as secretarias e com os pais dos pré-adolescentes. Na últimaquarta-feira, 1º, Matheus e Jackson estiveram na Secretaria de Ação Social e com seus pais, respectivamente José Carlos e Marcilene Pimenta, e Luís Carlos da Silva e Rosângela Maria, e se encontraram com o secretário de Esporte e Lazer,Luiz Bambu, e com o secretário de Ação Social, Walter Costa Filho.
Os meninos esbanjavam felicidade e confiança com a oportunidade que iam ter em mostrar o talento de cada um num grande clube brasileiro, e os pais demonstravam um misto de alegria e preocupação, já que terão que ficar longe dos filhos durante duas semanas, porém conscientes da importante chance que os garotos estão tendo. Matheus está na categoria Sub-11, joga de atacante e tem como principais características a habilidade, velocidade, boa finalização com os pés e cabeceio e ainda é considerado um goleador. Já Jackson, na categoria Sub-13, é meio-campo, se posiciona muito bem pelo setor em que atua, tem bom passe, e tem também habilidade com a bola no pé.
Matheus foi revelado pelo instrutor Leco, no Encruzo da Enseada, e Jackson, pelo instrutor Gulherme Nunes,no Belém. O empresário Luiz Fernando Salomão, através de sua empresa, é quem está levando os garotos para o Grêmio, após a indicação do observador Jackson Pereira. Após duas semanas de testes, os meninos serão liberados, voltam no mêsde janeiro para disputar um torneio pelas divisões de base do Grêmio e, caso sejam aprovados, vão para Porto Alegre em definitivo no mês de março, já com moradia e escola acertada.