Valorizar a diversidade se aprende na escola

Prefeitura realiza evento sobre o tema e premia projetos escolares com medalha Zumbi dos Palmares

Quinta-Feira, 01/12/2011 | .

A Prefeitura de Angra realizou na terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de novembro, o IV Seminário sobre Diversidade Cultural e Étnica e Práticas Escolares. A edição deste ano ganhou um apelo especial, já que 2011 foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional dos Afrodescendentes. O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de promover a divulgação de experiências realizadas na rede municipal que contribuíram para a valorização da diversidade étnica, respeito às diferenças e combate ao preconceito. Esses também foram os temas que nortearam as discussões do encontro.

    Quinze escolas receberam a medalha Zumbi dos Palmares por seus trabalhos voltados para a diversidade cultural e étnica. A Escola Municipal Áurea Pires da Gama, do Bracuí, foi premiada por dois trabalhos.  

    A subsecretária de Educação, Neusa Fonseca, fez a abertura do evento, que também contou com a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Vera Cunha, a gerente do núcleo educacional de programas e projetos, Deiva Reis, os coordenadores do Programa de Diversidade na Escola, Luíza Helena de Carvalho e Délcio José Bernardo, além de outros representantes da Secretaria de Educação, da Universidade Federal Fluminense, do movimento negro Ylá-Dudu, do quilombo do Bracuí etc.

    – Quero agradecer, em nome do prefeito Tuca Jordão e da Secretária de Educação, Luciane Rabha, a todos vocês que movem nossas unidades escolares, desenvolvendo ações e projetos como esses. Tudo isso só é possível porque estamos sintonizados em um só objetivo – disse a subsecretária de Educação.

    O dia de abertura foi dedicado à entrega das medalhas para diretores e professores representantes das escolas, além das apresentações do Coral da Cidade e do grupo de jongo dos remanescentes quilombolas do Bracuí. O segundo dia foi de discussões sobre temas inseridos na questão da diversidade cultural e étnica. Foram cinco mesas, cada uma delas com seu tema específico, em que os professores da rede municipal explicaram seus artigos na área.

    – O objetivo da Secretaria de Educação é mostrar quem são os nossos pesquisadores nessa área e os resultados de suas pesquisas. No início do ano que vem vamos publicar a Revista do IV Seminário sobre Diversidade Cultural e Étnica e Práticas Escolares, com os resumos dos artigos expostos e dos trabalhos escolares premiados – adiantou a coordenadora Luíza Helena.


ESCOLAS PREMIADAS E SEUS PROJETOS 

Áurea Pires da Gama – Semente Viva / Eu, pesquisador: uma jornada de descobertas
General Silvestre Travassos – Galera do bem
Escola Municipal para Deficientes Visuais / CAP – Vendo a África e o Brasil com outros olhos
Tânia Rita de Oliveira Teixeira – Feira Literária da Tânia Rita (Felit)
Pref. José Luiz Ribeiro Reseck – Semana contra o preconceito e intolerância
CEHI Monsenhor Pinto de Carvalho – Diversidades: narrativas que integram
Mauro Sérgio da Cunha – Respeitando as diferenças
Santos Dumont – Ser diferente é muito legal
Pref. Francisco Pereira da Rocha – Ciranda das histórias
CEHI João Carolino dos Remédios – Etnias: um novo olhar
Centro Educacional Infantil Santa Rita do Bracuí – Foi aquele neguinho ali, tia!
Escola Municipal de Educação de Surdos – Cara de brasileiro: etnias e culturas na formação da população brasileira
Alberto Torres – Metamorfose: a leitura como espaço de reflexão e valorização das diferenças
Polo Musical Educacional Yumi I. Faraci – O som da cor: a presença africana na música popular brasileira
Adelaide Figueira – Projeto Pedagógico Diversidade Cultural

Secretarias relacionadas: