A Prefeitura de Angra reinaugurou nesta sexta-feira, dia 2, mais uma escola municipal que passou por reformas. Desta vez foi a José Américo Lomeu Bastos, no Morro do Abel. O prefeito Tuca Jordão participou da cerimônia de reinauguração, que contou com professores, diretores, pais e muitos alunos. Vereadores, secretários municipais e demais representantes da prefeitura também participaram.
A obra de revitalização proporcionou uma nova estrutura para as crianças e os profissionais de ensino. A escola ganhou nova pintura, banheiros reformados, revestimentos nas paredes, instalações de grade nas janelas das salas, reforma no sistema elétrico, reforma e ampliação do telhado, troca de ventiladores e portas, impermeabilização da caixa d’água, revisão da parte hidráulica, padronização do mobiliário e melhorias na área de lazer – foi feita uma miniquadra no pátio.
A obra levou pouco mais de sete meses e custou em torno de R$ 300 mil. Com a reforma, a escola ganhou novos espaços, como o laboratório de aprendizagem, para proporcionar aulas com recursos audiovisuais e jogos educativos. A unidade escolar atende a mais de 300 estudantes, da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, em dois turnos, e possui 10 salas de aula, além de biblioteca informatizada, sala de vídeo, brinquedoteca, refeitório etc.
– Foram 19 anos de espera desta escola para ter um espaço digno e arrumado, com boa infraestrutura. Este espaço é de todos vocês do Morro do Abel, e que vocês cuidem dele com muito carinho – disse Tuca Jordão sobre a nova José Américo Lomeu Bastos. O prefeito lembrou o papel importante que a escola teve no período das tragédias ocasionadas pelas chuvas, no início do ano passado, quando a escola serviu de abrigo para diversas famílias.
Tuca foi presenteado pela direção da escola e pelos alunos com um livro. A primeira-dama Alessandra Jordão e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, também foram presenteadas.
– Parabéns a todos o profissionais da Educação, que contribuem para que possamos dar um ensino público de qualidade aos nossos alunos. Estamos conseguindo melhorar muito – disse a secretária para os profissionais da área. Ela destacou que na gestão do prefeito Tuca Jordão, já são 25 escolas revitalizadas. – Não importa se a escola fica em uma ilha, sertão ou continente. Nosso trabalho é igual para todas – completou Luciane. Nesta semana, a Escola Municipal Alberto Torres, localizada na Ilha da Gipoia, também foi reinaugurada.
– A revitalização valorizou muito nossa escola, e por causa dela, conseguimos criar novos espaços. As crianças passaram a gostar mais de estar aqui. Esta escola tem quase 20 anos e nunca havia passado por uma reforma assim – avaliou Rita de Cássia Santos, diretora da unidade.
Morro do Abel ganha escola revitalizada
José A. L. Bastos passa pela maior reforma de seus quase 20 anos. São 25 escolas revitalizadas na gestão