Começou nesta segunda-feira, dia 5, mais uma turma do curso Ensinando a Salvar Vidas, oferecido pela Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito da Prefeitura de Angra. Quarenta alunos, de diversos bairros do município e de áreas profissionais distintas, se inscreveram. O curso tem duração de três aulas e vai até esta quarta-feira, dia 7, no Centro de Inteligência e Cidadania (CIC), no Monte Castelo. A proposta é orientar o cidadão para que ele esteja apto a socorrer uma vítima de acidente ou que, por alguma outra razão, esteja precisando urgentemente de auxílio.
Durante as aulas, práticas e teóricas, os alunos aprendem técnicas de atendimento pré-hospitalar que irão utilizar em situações de emergência: como chamar o socorro correto para cada tipo de acidente, como abordar adequadamente as vítimas, como fazer massagem cardiorrespiratória, reanimação etc. Os ensinamentos podem ser aplicados em vítimas de traumas (acidentadas), convulsões, desmaios, envenenamentos, dentre outras situações emergenciais.
O curso é ministrado pelo agente operacional do setor de Enfermagem da Defesa Civil, Lauro Oliveira. Ele explica que o objetivo principal das aulas é ensinar como alguém deve proceder para ajudar a vítima antes que ela chegue ao hospital.
– O objetivo é conseguir estabilizar a situação da vítima, manter seus sinais vitais e evitar possíveis sequelas. O curso mostra o que se pode fazer na rua, em casa ou em uma situação de emergência antes da intervenção de um médico ou de um profissional de saúde – explicou o instrutor.
O curso é gratuito. Para se inscrever é preciso ter mais de 16 anos. Os interessados podem obter informações sobre novas turmas com a Subsecretaria de Parques e Jardins, que administra o CIC, pelo telefone 3365-4041.
Ensinando a salvar vidas
Agentes da Defesa Civil dão noções de atendimento pré-hospitalar para a população