A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) realizou o programa de “Capacitação em Educação e Saúde”, na segunda-feira, dia 5, para os agentes comunitários de saúde que trabalham na cidade. O aperfeiçoamento foi feito no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), de 9h às 16h e contou com ampla participação dos profissionais. Dirigindo-se aos participantes, a palestrante Jaciara Peixoto disse que eles trabalham também com educação em saúde da população e que, “no caso da dengue, quem tem a tarefa primordial no campo são os agentes de combate a endemias, mas o trabalho é em equipe”. Ela também é a nova coordenadora dos agentes comunitários de saúde da Fusar.
O programa teve como foco estudos e debates sobre prevenção e combate à dengue, a área de zoonoses e o sistema de alerta e alarme comunitários. Agentes da Defesa Civil de Angra dos Reis fizeram a apresentação do último item do roteiro de estudos. A coordenadora apresentou as principais tarefas dos agentes de saúde e debateu-as com o público, que aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o combate à dengue (que será intensificado durante o verão) e outros aspectos profissionais.
As principais atribuições dos agentes comunitários de saúde são:
Realizar mapeamento de sua área de atuação;
Cadastrar e atualizar dados sobre as famílias de sua área;
Identificar indivíduos e famílias expostos à situação de risco;
Realizar, através de visita domiciliar, o acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
Promover educação em saúde e mobilização comunitária, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, utilizando ações de saneamento e alterações no meio ambiente;
Informar ao restante da equipe de saúde as dinâmicas da sociedade, suas disponibilidades e necessidades;
Preencher todos os formulários necessários para atingir melhor andamento da Estratégia de Saúde de Família (ESF).