Festa da gloriosa Nossa Senhora da Conceição

Dia 8 é a festa da padroeira de Angra. A procissão sai da Matriz às 17h

Terça-Feira, 06/12/2011 | .

Dia 8 de dezembro é dia da padroeira de Angra dos Reis, Nossa Senhora da Conceição. Os festejos começaram no dia 29 de novembro, com a celebração das novenas pelas comunidades religiosas do Centro da cidade.
 No dia da festa é feriado municipal e a cidade será acordada pelos fogos e banda de música,  que percorre as ruas fazendo a tradicional alvorada. Às 10h acontece a missa solene na Matriz, com o bispo Don Ubiratan, e a grande procissão, que atrai  milhares de devotos,  voltará a sair às 17h30 da igreja Matriz, repetindo uma tradição secular. Nos últimos anos, a tradição foi quebrada e a procissão estava saindo da igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Balneário, mas,  a pedido dos fiéis, a procissão voltará neste ano a fazer o percurso antigo, saindo da Matriz, percorrendo ruas do Centro e retornando à igreja.
 A festa  da padroeira é realizada pela  Paróquia do Centro, irmãos devotos e  todos os grupos e irmandades da comunidade católica da paróquia. Tradicionalmente  recebe o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar). 
 As ruas do Centro estão todas enfeitadas com bandeirinhas azuis e brancas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição recebeu 2 mil lírios amarelos artificiais e o andor da imagem da padroeira, que sairá para a procissão,  começou a ser enfeitado por Marcos César Cardoso, com a ajuda de José de Almeida, mais conhecido como Zezinho.
 Marcos César é arquiteto e conta que participa da ornamentação da Festa de Nossa Senhora da Conceição e demais festas católicas desde os 10 anos de idade.  O andar começou a ser enfeitado na segunda-feira, dia 5, com flores artificiais, para as novenas. Ele explica que o andor será ornamentado novamente,  às vesperas da festa, com flores naturais, conforme reza a tradição.

Secretarias relacionadas: