Senai em Jacuecanga é inaugurado

Centro de Formação Profissional pode capacitar 3.800 profissionais por ano

Segunda-Feira, 12/12/2011 | .

Na última sexta-feira, 9 de dezembro, aconteceu a cerimônia de inauguração do prédio do Senai/Firjan de Angra dos Reis, localizado em Jacuecanga, fruto da parceria firmada entre a prefeitura do município, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e o Sistema Firjan.
Mais de 100 pessoas participaram da solenidade, que contou com a presença da secretária de Educação, Luciane Rabha – representando o prefeito Tuca Jordão –, do diretor geral do Sistema Firjan, Augusto Franco Alencar, do presidente do Conselho da Representação Regional do Firjan do Sul Fluminense, Henrique Nora, e da diretora regional do Senai/RJ e diretora superintendente do Sesi/RJ, Maria Lúcia Telles.
O presidente do Conselho da Representação regional do Firjan Sul Fluminense se lembrou da última visita a Angra, e fez questão de frisar que as promessas se cumpriram. “Estive aqui em 2008, assinando um termo de compromisso com a prefeitura. A coisa não parou na assinatura, felizmente, e chegamos a esse momento histórico, em que se instala aqui uma unidade do Senai capaz de atender as demandas da região”, declarou Henrique Nora.
A unidade inaugurada conta com salas de aula e oficinas de caldeiraria, encanador, industrial e solda, além de diversos laboratórios, como os de automação, eletrotécnica, elétrica predial,
instalações elétricas e tecnologia da informação (TI). Serão ministrados cursos de iniciação, aperfeiçoamento e de qualificação profissional, para formar profissionais nas áreas de automação, eletricidade, gestão, mecânica, solda, segurança do trabalho e transporte de carga. A unidade oferecerá, ainda, serviços e soluções tecnológicas por meio dos Centros de Tecnologia Senai Automação e Simulação, Solda e Ambiental.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia lembrou que o aprendizado que será proporcionado aos jovens da cidade é de suma importância. “É uma alegria muito grande estar participando dessa inauguração. Vamos oferecer aos jovens mão de obra qualificada, e hoje
não se pode falar que o município não tem curso técnico ou qualificação, pois todos têm oportunidade”, disse Luciane Rabha.
Para que o sonho de instalação do Senai em Jacuecanga se tornasse realidade, a prefeitura fez a cessão do prédio da antiga escola Cornelis Verolme, e um investimento de aproximadamente R$ 400 mil em obras de adaptação física e elétrica do imóvel. Com a estrutura, podem ser capacitados mais de 3.800 profissionais por ano, atendendo também demandas do Programa de Mobilização da Indústria Petróleo e Gás (Prominp).


 

Secretarias relacionadas: