No dia 8 de dezembro, Angra amanheceu em festa para comemorar a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Alvorada com queima de fogos, missa solene com o bispo dom Ubiratan durante a manhã, na igreja Matriz, e grande procissão pelas ruas do Centro, no final da tarde, foram as principais celebrações religiosas que movimentaram a cidade.
A procissão, que é o ápice dos festejos, saiu da igreja Matriz às 17h, como reza a tradição, e percorreu as ruas do Centro da cidade, para a alegria dos devotos, que já haviam solicitado que o cortejo retornasse ao trajeto original. Nos últimos anos, a procissão estava saindo da igreja Nossa Senhora Aparecida, no Balneário, seguindo para o Centro.
Sob chuva, diversas irmandades e grupos religiosos marcaram presença, acompanhando a imagem da padroeira, em um andor todo enfeitado por flores naturais. Fiéis carregando velas pagavam promessas e a Banda Jardim Sarmento e os tradicionais grupos de folias de Angra faziam a harmonia musical da procissão executando hinos e cânticos próprios da festa.
Diversas autoridades municipais seguiram a procissão, coordenada pelo pároco frei Fernando, dentre elas o prefeito Tuca Jordão e a primeira-dama Alessandra Jordão. Após a procissão a padroeira foi mais uma vez reverenciada pelos fiéis no interior da igreja Matriz.
Os festejos continuaram noite adentro na grande quermesse, mais conhecida como as barraquinhas da festa de Nossa Senhora da Conceição, no Aterro do Carmo, que tradicionalmente atraem milhares de pessoas.
Festa da padroeira de Angra dos Reis
Milhares de pessoas participaram da procissão de Nossa Senhora da Conceição