Na quarta feira, dia 14, às 19 h, no Cine Angra Shopping, a ONG Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê) exibe os três curtas-metragens “O outro lado do mar”, “Paraíso nuclear” e “Por que as casas caem?” resultantes do curso “Nosso Filme” oferecido pela entidade para 25 jovens do município e militantes da ONG.
A entrada é franca e é um excelente programa para a noite de quarta-feira. Toda a população está convidada. Após a apresentação dos filmes serão entregues certificados aos participantes.
O objetivo da Sapê com a produção da trilogia angrense “é iniciar a estruturação da produção de audiovisuais pela ONG, como ferramenta de reflexão para melhor interagirmos em sociedade e no ambiente”, explica Rafael Ribeiro. Os filmes serão exibidos ainda numa grande estreia, no início de 2012, e depois veiculados na TV Comunitária, nas redes sociais e em eventos e festivais.
O curso foi realizado em quatro módulos, sob a coordenação da cineasta Cecília Lang. Os três curtas têm caráter documental. “O outro lado do mar” enfoca o cotidiano de um trabalhador da indústria naval em contraponto ao trabalho de pescadores artesanais da Ilha Grande.
O segundo curta-metragem “Paraíso nuclear” aborda as contradições da presença do complexo nuclear na região reconhecida mundialmente por sua beleza natural e histórico e por sua importância socioambiental.
O terceiro, ”Por que as casas caem?”, é um documentário sobre a percepção da população a cerca da tragédia ocorrida no município na passagem de 2009/2010.
O curso da Sapê foi iniciado em outubro de 2010, com recursos próprios, visando a formação de um grupo de jovens e militantes na produção de audiovisual. Em 2011, o projeto contou com o apoio da Fundação Casa (Centro de Apoio Socioambiental) e da Fundação Heinrich Boell. Teve ainda as parcerias do Sindipetro RJ, Sinspmar, Ateneu Angrense de Letras e Artes e da Cultuar, e a contribuição de diversos colaboradores do município.
Na primeira etapa, encerrada em dezembro de 2010, o curso abordou noções gerais sobre o universo do audiovisual e a construção de roteiros na área de cinema. Na segunda etapa, contando com recursos da Fundação Casa e iniciada em maio de 2011, foram realizadas oficinas de produção, fotografia, figurino,cenários e sonorização, com professores de renome no cinema contemporâneo nacional. Na terceira etapa foram rodados os roteiros elaborados por cada um dos três grupos e na a quarta etapa foi realizada uma oficina de edição e editados os três curtas-metragens.
Sapê lança três documentários com apoio da Cultuar
Lançamento será na quarta-feira, dia 16, no cinema do Angra Shopping, às 19hs, com entrada franca