Seminários da Fusar aperfeiçoaram funcionários

Educação em saúde e Saúde da família foram os temas

Segunda-Feira, 19/12/2011 | .

A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) promoveu, nos dias 14 e 15, dois seminários sobre saúde na cidade. Ambos foram feitos nas instalações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Balneário. No dia 14 foi realizado o III Seminário de Educação em Saúde e no 15, o I Seminário de Saúde de Família. Os eventos começaram às 8h30, com a abertura de inscrições e terminaram às 16h30, com um debate de avaliação.


No dia 14, uma das palestras versou sobre o Hiperdia, um programa de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. A Coordenadora do programa de Doenças e Agravos Não-Transmissiveis (Dant), Vanderleia Rodrigues, fez a apresentação. O público teve oportunidade de debater o sistema de dados utilizado pelo Hiperdia com a coordenadora, que informou quais são os alimentos mais aconselhados para pessoas que sofrem de obesidade, hipertensão e diabetes.


No mesmo dia, o assessor técnico da Divisão de Saúde do Trabalhador da secretaria de Estado de Saúde, Cláudio Figueiredo, fez uma apresentação sobre Saúde do Trabalhador. O principal aspecto informado pelo assessor foi a diferença entre fator causal e fator de risco para o trabalhador. “Há momentos no cotidiano em que o trabalho configura-se ora como fator causal, ora como de risco”, afirmou ele. Dependendo da atividade laboral desenvolvida, ela própria pode desencadear problemas de saúde para um funcionário, quando então é considerada como fator causal.


No I Seminário de Saúde da Família, realizado no dia 15, a médica Daniela Koeller, integrante do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência, falou sobre os cuidados na atenção à saúde. O destaque foi a “conexão entre os conceitos de cuidado e educação permanentes”, que segundo Daniela, permite dar visibilidade ao processo de trabalho e aos resultados da capacitação para o cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência.


Ela também apresentou os seguintes tópicos: flexibilidade e dinamismo na técnica de interação humana; a interação entre horizontes normativos diversos – fusão de horizontes; e a interdisciplinariedade.


A realização dos seminários é um dos resultados da filosofia da Fusar de buscar um constante aperfeiçoamento de seus profissionais e também de aprofundar debates sobre as questões da saúde com o público.


A programação dos eventos foi a seguinte:


III Seminário de Educação em Saúde
9h15 – Importância das atividades educativas como ferramenta / elo entre os profissionais
10h – Apresentação dos resultados da pesquisa epidemiológica sobre os alunos adolescentes da Escola Nova Perequê
10h40 – Estratégias para o enfrentamento da dengue no município de Angra dos Reis
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Saúde do trabalhador
15h30 – Intervalo
15h45 – Saúde do adolescente
16h30 – Avaliação e encerramento


I Seminário de Saúde da Família
9h15 – Palestra “Qual o papel dos profissionais de saúde na formulação e implantação das políticas de saúde para o SUS?”
Acolhimento – Apresentação de trabalhos de pós-graduação de Gestão de Saúde
1 – Acesso e porta de entrada na ESF em Angra dos Reis
2 – Avaliação da qualidade na Atenção Primária: análise de implantação do AMQ em Angra dos Reis
3 – Cuidado, reabilitação e atenção primária: estratégias de educação permanente em Angra dos Reis
12h30 – Intervalo para almoço
14h às 16h30 – Políticas de saúde
16h30 – Avaliação e encerramento

Secretarias relacionadas: