Foi realizado na última quinta, 15, das 13h às 18h, num galpão na Rua Francelino Alves – próximo à UPA da Japuíba –, um leilão com o objetivo de colocar à disposição do público veículos apreendidos pela Superintendência de Transportes e Trânsito, cumprindo assim o Código de Trânsito Brasileiro, que determina que os veículos apreendidos com mais de 90 dias – que não tenham nenhum impedimento judicial e por parte da perícia – sejam leiloados.
Mais de 800 pessoas passaram pelo local onde o evento foi realizado. Dos 304 veículos colocados em leilão, 276 foram vendidos. “Temos que destacar todo o empenho da Superintendência de Transportes e Trânsito e da Prefeitura de Angra, que não abriram mão de realizar o leilão na cidade, entendendo que é uma forma de prestar contas, já que os veículos foram apreendidos no município. Os próprios proprietários puderam comparecer ao local onde foi realizado o leilão e constatar que os veículos apreendidos estavam lá, sendo leiloados. Isso é transparência”, informou o superintendente de Transportes e Trânsito, Robson Oliveira.
Segundo o superintendente, a realização do leilão também foi uma forma de esvaziar o depósito, que estava superlotado. “Temos que promover regularmente operações de fiscalização nas ruas, para tirar de circulação veículos com irregularidades, mas se você tem um depósito cheio, é difícil fazer isso”, explicou Robson.
Os veículos leiloados foram apreendidos por vários motivos – falta de CNH do condutor, débito de IPVA e abandono em via pública, entre outros. O leiloeiro escolhido pela Superintendência de Transportes e Trânsito está registrado na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). “Daqui a três meses vamos realizar outro leilão do mesmo tipo, e não vamos abrir mão de efetuar esse tipo de evento na cidade periodicamente”, declarou o superintendente.