À frente da campanha de doações para as famílias desabrigadas e desalojadas desde o dia 1º, a primeira-dama do município de Angra dos Reis, Alessandra Jordão, continua pedindo à população que ajude as vítimas dos deslizamentos de terra e enchentes, que já afetaram quase 2 mil pessoas.
O posto de doações está montado no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) – Rua Coronel Carvalho, nº232 – e está funcionando diariamente, das 9h às 21h, para receber donativos entregues pela população de Angra. Empresários locais também estão ajudando enviando auxílio para a logística, emprestando caminhões para a entrega dos materiais nos quatro abrigos, onde estão alojadas as 165 pessoas que não têm para onde ir.
As doações estão sendo encaminhadas aos abrigos nas escolas municipais Cleuza Jordão, Japuíba, com 27 desabrigados; Ayrton Senna, Praia Vermelha, 10 desabrigados; Lomeu Bastos, Morro do Abel, 15 desabrigados e 107 desalojados; e no Ciep 495, Parque Mambucaba, seis desabrigados.
Doações de outros municípios estão começando a chegar, como de Volta Redonda, que já está enviando alimentos, roupas e água. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através do Centro de Estudos Ambientais de Desenvolvimento Sustentável (Ceads), que funciona na Praia de Dois Rios, Ilha Grande, entregou hoje 100 kg de leite em pó e 180 L de água mineral.
Até segunda-feira foram arrecadadas 23,5 toneladas de alimentos, 77,5 mil litros de água-mineral, e quase 94 mil peças de roupa, incluindo calçados, roupas de uso e de cama, mesa e banho. Em materiais de limpeza e higiene, 2,5 toneladas.
A necessidade maior, no momento, segundo Alessandra Jordão, é de roupas e absorventes íntimos, velas, fósforos, café, materiais de limpeza e higiene pessoal. – Ninguém se lembra de trazer vassoura, rodo, pano de chão, balde, sabão em barra e em pó. Estamos precisando de desodorante, sabonete, xampu, condicionador e aparelho de barbear, além de água mineral, que estamos pedindo muito, desde o dia 1º - contou Alessandra.
As igrejas do município também estão se mobilizando, como a Assembleia de Deus – Ministério Sul Fluminense, que está realizando uma campanha interna entre suas quase 70 congregações no município, para arrecadar donativos aos carentes.
A Prefeitura de Angra também abriu uma conta bancária para doações. Os interessados que quiserem ajudar podem fazer depósitos no Banco do Brasil, na agência 0460-x e C/C nº 74500-6, em nome de Prefeitura de Angra – Calamidade Pública. São aceitas doações de qualquer valor.
Os telefones da Central de Doações são: (24) 3367-8107 e (24) 9999-6314.