Reunião entre prefeito e secretária de Ambiente

Angra receberá grupo de construtores que fará estudos emergenciais e apontará aonde serão feitas obras

Sexta-Feira, 08/01/2010 | .

Ontem, dia 7, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão - após receber no município os ministros das Cidades, Márcio Fortes e da Integração Nacional, Geddel Vieira; o governador e o vice-governador do Estado, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão; além de secretários de estaduais - viajou para o Rio de Janeiro, onde se reuniu com a secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos e seu corpo técnico. A discussão levou a imediata decisão de enviar para Angra um grupo de construtores para realizar um estudo emergencial e apontar onde serão necessárias obras de encosta nos morros da Carioca, Santo Antônio, Carmo, Glória e Tatu e Estrada do Contorno.

Outra decisão foi a de designar que o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o DRM (Departamento de Recursos Minerais), a PUC (Pontifícia Universidade Católica) e a Coppe (Centro de Estudos da UFRJ) realizassem um mapeamento geológico e geotécnico das áreas de risco, o que deve levar cerca de seis meses para ficar pronto.

- Este estudo será muito importante para nosso município, e, apesar de ser demorado, na medida em que for saindo, iremos aplicar o que for determinado. Daremos um basta nesta situação e, se precisar demolir - sabemos que tem pessoas que levaram uma vida inteira para construir sua casa -, mas infelizmente teremos que fazer isso. Não podemos perder mais vidas - enfatizou o prefeito Tuca Jordão.

O monitoramento geotécnico e geológico servirá também para apontar onde serão instalados pluviômetros com alarmes, que irão alertar as comunidades nos casos de fortes chuvas. Além disso, o prefeito autorizou a compra emergencial de uma parte desses equipamentos para utilização antes mesmo da finalização do mapeamento das áreas de risco.

Secretarias relacionadas: