Sábado de muitas doações no Ceav

Presidente da Keppel Fels trabalha como voluntário durante todo o dia, e cantora Preta Gil visita o posto

Sábado, 09/01/2010 | .

 

O sábado, dia 9, foi de movimentação intensa no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), onde está funcionando o posto de arrecadação da campanha de doação de donativos às famílias desabrigadas e desalojadas do município de Angra, devido às chuvas e deslizamentos da virada do ano. As doações não param de chegar, já totalizando cerca de 110 toneladas de donativos, entre alimentos, água, roupas, material de limpeza, de higiene, brinquedos, velas e colchões.

A primeira-dama Alessandra Jordão recebeu o presidente da Keppel Fels Brasil, Kc Kwok, que trabalhou com a equipe do posto de doações como voluntário, arregaçando as mangas e carregando caixas de alimentos e roupas. Ele trouxe uma equipe de 80 pessoas da empresa para trabalhar durante todo o dia. Além dos trabalhadores do estaleiro BrasFels, que desde terça-feira estão reforçando todo o trabalho braçal. “Só hoje, eles trouxeram 300 fardos com garrafas de um litro e meio de água, além do que já veio, durante a semana, de material de higiene pessoal, de limpeza, vela, fósforo, roupa de cama, e alimentos”, contou Alessandra

Segundo Kc Kwok, a iniciativa de ajuda parte tanto da empresa, quanto dos funcionários, que estão se mobilizando com campanhas, entre eles, de doação. “Estamos trabalhando em parceria com a prefeitura, que está nos informando a maior necessidade e queremos, juntos, ajudar na recuperação da cidade”, falou o presidente nacional da empresa. Ele contou ainda que está fazendo as obras de reforma de um prédio de alojamento em Jacuecanga para abrigar 140 famílias. “Em 15 dias estará pronto”, explicou.

A campanha do governo federal “Fome Zero”, junto com a empresa Eletronuclear, também foi levar cerca de 200 kits de material escolar, contendo mochila, estojo, caderno, lápis, lápis-de-cor, régua, apontador, borracha, para as crianças que perderam tudo.

Preta Gil visita o posto e leva dois caminhões de doações

O prefeito Tuca Jordão foi receber a cantora Preta Gil, mesmo em meio à reuniões com as equipes de geotecnia, que estão no município, para agradecer o carinho da cantora. “Agora estamos na fase de projetos e priorizando a vinda de recursos do estado e do governo federal para cá” falou o prefeito.

Preta Gil mobilizou uma campanha no Twiiter, bem tímida no início, como ela mesma contou, iniciada por um pedido de sua sogra, moradora de Mambucaba, no município. “Minha sogra ligou e me pediu, chorando, que ajudasse, porque o bairro estava inundado”, explicou Preta, que está promovendo na boate The Week, no Rio de Janeiro, toda quinta-feira, o seu show “Noite Preta”, até o final de fevereiro, revertendo o valor do ingresso para ajudar Angra dos Reis. Ela contou que, pessoalmente, esteve durante esta semana na boate, durante o dia, para estimular as pessoas a trazerem doações. Preta trouxe dois caminhões lotados de roupas e alimentos e falou que a campanha vai aumentar, porque virão doações de outros estados.

Muitas empresas, como o Supermercado Zona Sul, estão colaborando e voluntários para ajudar no recebimento e entrega dos materiais estão se envolvendo, a cada dia mais, com o trabalho, “agora estamos começando a respirar”, expressou Alessandra Jordão. Em outras cidades mais empresas estão mobilizando campanhas para ajudar Angra, como a TV Rio Sul, com a campanha “Força, Angra”, a Band e o jornal volta-redondense Diário do Vale. Segundo Alessandra, o posto não vai abrir no domingo e que, a partir de segunda-feira, abrirá às 9h e fechará às 19h.

Total de desabrigados e desalojados

O número de total de desabrigados no município, que estão em quatro escolas municipais é de 116 pessoas – E.M. Raul Pompéia, Monsuaba, 32; E.M. Lomeu Bastos, 37; E.M. Cleuza Jordão, Japuíba, 37; E.M. Ayrton Senna, Praia Vermelha, 10 – e o de desalojados, que só comparecem nas escolas para se alimentar, é de 168.

Cerca de 2.070 pessoas não estão mais habitando em suas casas, pois se encontram nas casas de parentes ou amigos. As 435 famílias, que estavam abrigadas no Ciep 495, Parque Mambucaba, estão recebendo assistência da prefeitura, como cestas básicas.

 

Secretarias relacionadas: