A TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis) fez uma reunião, nesta sexta-feira, com a secretária de Turismo do estado do Rio, Marcia Lins, e empresários do setor. O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, junto com o vice-prefeito Essiomar Gomes, abriu a reunião, ressaltando a importância de obter o apoio do governo estadual para auxiliar na recuperação da imagem da cidade, em termos turísticos. “Para o carnaval teremos uma ação forte de promoção, para atrair mais turistas para nossa cidade”, disse Marcus Veníssius.
Ele lembrou que o setor gera a maior parte dos empregos na cidade, com mais de 1.700 empreendimentos. Também participou da reunião o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, que apresentou uma linha de crédito para capital de giro aos empresários do setor hoteleiro da região.
Marcus Veníssius destacou também que a “matéria-prima do turismo não foi afetada”, referindo-se ao conjunto arquitetônico de Angra dos Reis. Também afirmou que as praias continuam disponíveis aos turistas.
Marcia Lins afirmou que “o desafio é reconstruir a imagem. Temos de trazer em primeiro lugar tranqüilidade a todos”. Ela afirmou que a “longo prazo” não existe preocupação porque todos os investimentos na região estão garantidos.
O presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, inicialmente deu informações sobre a instituição. “Somos uma agência de fomento às atividades produtivas, uma instituição financeira não-bancária”, disse.
Ele afirmou que, através do Programa de Apoio Solidário, são disponibilizadas linhas de crédito para empresários. “São financiamentos em caráter emergencial, como é o caso de Angra dos Reis neste momento”, explicou. A linha disponível é para financiar capital de giro, no limite de 50 mil reais e, segundo Maurício, a liberação dos recursos é rápida. “entre o pedido, com a entrada da documentação, e a liberação são apenas 15 dias”, afirmou.