Investimentos no turismo de Angra

Prefeitura discute com BID e governo do estado projeto para Ilha Grande

Sábado, 16/01/2010 | .

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) fizeram uma visita técnica à Ilha Grande nesta sexta-feira, dia 15. Eles estavam acompanhados de representantes das Secretarias de Obras da prefeitura e do governo do estado, do Saae, da TurisAngra e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig). O objetivo foi fazer uma análise in loco do projeto que irá beneficiar a Vila do Abraão com os recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), além de fazer um estudo da viabilidade econômica e financeira do empréstimo que será disponibilizado pelo BID e pedir melhor detalhamento do projeto, conforme as exigências do banco. O subprefeito da Ilha Grande, Paulo Bicalho, também participou da visita.

 A comitiva circulou rapidamente pelas vias principais do bairro, próximas ao cais, e depois se reuniu na sede do Parque Estadual da Ilha Grande para discutir a formatação do projeto para atender às exigências do BID. Detalhes técnicos de engenharia, além de outros, como estudo da população e demanda per capita de água, são alguns dos exigidos. Pela visão do BID, o rigor no detalhamento do projeto básico é fundamental para definir com precisão o orçamento e evitar que os gastos futuros sejam mais elevados que o valor inicial.

 O coordenador do Prodetur no governo do estado, Bruno Sasson, explica que o Ministério do Turismo, do qual o projeto é iniciativa, já reservou a verba que será investida no Abraão. Agora o repasse depende da aprovação do Bid, que é o financiador, e do próprio ministério, que também tem exigências quanto ao detalhamento do projeto.

 – A Prefeitura de Angra tem se empenhado para atender as exigências do BID e  do Ministério – avaliou Sasson, que completou: – É importante destacar que pela primeira vez a prefeitura e o governo do estado estão realizando um esforço conjunto pensando na Ilha Grande como um produto turístico e na valorização deste produto – ressaltou o coordenador. O governo do estado administra a aplicação da verba através de um convênio com a prefeitura, do qual também participa o Consig.   

 No dia 30 deste mês, representantes do BID vindos de Washington (EUA), sede do banco, farão uma nova visita à Ilha Grande para fazer novas avaliações.
     
 O projeto inclui uma série de benfeitorias na Vila do Abraão, nas áreas de urbanismo, iluminação pública e drenagem, por conta da Secretaria de Obras do município, além de saneamento e abastecimento de água, por conta do Saae. Além de tornar a área ainda mais bonita, irá propiciar maior conforto e qualidade de vida a turistas e moradores com a melhoria da infraestrutura local. A verba investida no bairro por meio do Prodetur será de R$ 12 milhões. Outra parte do projeto também irá implementar melhorias no Parque Estadual da Ilha Grande.

 As ações da Secretaria de Obras visam o ordenamento urbano, embelezamento da orla, valorização do patrimônio histórico e natural, ampliação da acessibilidade urbana, pavimentação das ruas, arborização, inserção de mobiliário de sinalização de vias, bicicletários, lixeiras etc.

 Já o projeto do Saae inclui a construção de um reservatório com capacidade para 36 m3, a ampliação da capacidade da estação de tratamento local, de 7 mil para 15 mil pessoas, a reforma geral das seis estações elevatórias locais e a instalação de geradores nessas elevatórias, para suprir o abastecimento em casos de falta de energia.

 – O turismo tem interfaces com várias outras áreas, como acesso e saneamento. Por isso o Prodetur contempla todas elas. Com isso vamos reforçar a condição da Ilha Grande como um dos destinos indutores do turismo no Rio de Janeiro – disse Marcus Veníssius Barbosa, presidente da TurisAngra.

Secretarias relacionadas: