Educação colocando as escolas em ordem

Equipe de psicólogos e biólogos na Uerj estarão no município para dar suporte aos alunos e equipe pedagógica

Segunda-Feira, 25/01/2010 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, fechou uma parceria com a Uerj para oferecer aos professores, diretores e alunos da rede municipal de ensino um suporte psicológico e  ambiental, após os deslizamentos de terra que atingiram o município no final de ano.

A Uerj cedeu três psicólogos, treinados em tragédias, que realizarão um trabalho junto às crianças traumatizadas e aos funcionários das escolas também, além de três biólogos, que traçarão uma estratégia de trabalho para a melhoria da ocupação do solo de Angra. “Estou preocupada com a saúde emocional de nossos alunos”, falou a secretária Luciane Rabha, explicando que os profissionais já visitaram as escolas do Morro do Abel (Lomeu Bastos) e Praia de Bananal (Joaquim Alves Brito).

No dia 5 de fevereiro haverá uma reunião com os diretores e, do dia 22 ao 26, com os professores, onde será realizado um trabalho de orientação, de onde sairá o plano de funcionamento do suporte.

Sobre o adiamento do início do ano letivo, Luciane é firme quanto à preocupação dos pais com relação ao conteúdo perdido. “Não haverá perda de conteúdo. Estamos traçando um plano pedagógico para que as matérias sejam dadas durante os 186 dias letivos que teremos, sem nenhuma perda para os alunos”, explicou.

As aulas serão iniciadas no dia 1º de março e, no mês de fevereiro, as 14 unidades educacionais que foram danificadas pelas chuvas e ventos serão limpas e reformadas.

Luciane contou ainda que as duas escolas de horário integral que seriam abertas no primeiro semestre só poderão funcionar a partir do segundo – E.M. Maria Hercília (Vila Velha) e Monsenhor Pinto de Carvalho (Enseada das Estrelas, Ilha Grande), e que, além das escolas, a prédio onde funciona o polo do Cederj também foi afetado.   

Nas creches municipais, o retorno será no dia 3 de fevereiro,
normalmente, uma vez que o calendário letivo delas não sofrerá alterações. Sobre as matrículas, haverá uma segunda chance do dia 25 ao 29, para as comunidades que não fizeram a pré nem a confirmação, que já havia sido prorrogada até o dia 22.

Secretarias relacionadas: