Vez e voz aos artistas de Angra

Prefeitura e Cultuar criaram cinco projetos que movimentarão toda a cidade, a partir de março

Terça-Feira, 26/01/2010 | .

São cinco os projetos que a prefeitura, através da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar), criou para movimentar todo o município e dar nova vida, voz e vez aos artistas da terra. São eles o  Convento Convida, Cultura Itinerante, Café Filosófico, Arte na Praça e Circuito Cultural no CCTM (Centro Cultural Theophilo Massad) .
Vão acontecer durante todas as semanas, , de março a dezembro, em quase  todos os bairros do município, da Garatucaia ao Centro, até o Parque Mambucaba, levando alegria, poesia e encantamento tão necessários para a população.
A Cultuar está apresentando os novos projetos para os integrantes das setoriais do Conselho Municipal de Cultural em reuniões que estão sendo realizadas desde a semana passada na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. E para satisfação da equipe da fundação, eles estão sendo recebidos com otimismo pelos integrantes das setoriais.
Para participar dos projetos, os artistas e grupos da cidade deverão se cadastrar através de um edital que está sendo preparado pela Cultuar. As inscrições serão abertas brevemente e divulgadas pelo site da prefeitura, www.angra.rj.gov.br. “Todos os interessados, pessoa física ou jurídica, poderão se inscrever, porque terão espaços garantidos durante todo o ano para se apresentar, recebendo cachês justos e com pagamento em dia”, informa o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto.
-Valorizar, apoiar e abrir caminhos para os artistas da casa, ajudando-os a crescer, é a nossa meta. E para isto não vamos medir esforços. Já começamos a trabalhar, não dá mais para esperar. É a prioridade número um de nossa equipe. Os projetos vão movimentar as praças, Casa de Cultura, convento São Bernardino, Centro Cultural Theophilo Massad, em ombrelones ( grandes guarda-sóis) no Cais de Santa Luzia, e em quadras cobertas abraçando todos os bairros- explica o presidente da Cultuar Roberto Peixoto.
Todos os artistas e grupos cadastrados nos projetos terão oportunidades iguais, através de sorteios, de se apresentar até o fim do ano em todo o município. Nos locais ao ar livre, em caso de chuva, os eventos serão transferidos para quadras esportivas cobertas.
- Agora chegou nossa vez. Estou muito feliz em saber que os mega eventos da Cultuar não mais serão feitos apenas por grupos de fora da cidade. Nós é que seremos as estrelas principais! Estou muito esperançosa, dias melhores virão- comentou a professora de dança Cristiane Dias, durante a reunião da setorial de dança, no dia 22.
Os cinco projetos já estão aprovados pelo prefeito de Angra Tuca Jordão. Ele deu cartas brancas ao dirigente da Cultuar, Roberto Peixoto e a diretora-executiva Stella Salomão, que, sensíveis às reivindicações dos artistas, junto com a equipe da Cultuar, criaram os projetos.
Para o prefeito Tuca Jordão, “os projetos são mais uma conquista para a vida cultural da cidade. “Vamos fazer tudo para que os projetos cresçam e tenham vida duradoura” - diz o prefeito.

Eventos tradicionais e antigos projetos ganharão nova roupagem

A Cultuar também levará adiante os grandes eventos tradicionais da cidade, como o Encontro Nacional de Teatro de Rua, a Festa do Divino Espírito Santo, o Festival de Dança, o Arraiá da Cidade e o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande. A proposta é dar nova roupagem a eles, seguindo os mesmos moldes dos novos projetos, focando os artistas e grupos locais. Um outro projeto, o Pólo Cultural, também terá continuidade com cursos gratuitos , no Centro e nos distritos.
Uma equipe especial da Fundação de Cultura já está trabalhando para captar recursos para esses grandes eventos, sob a direção da diretora-executiva, Stella Salomão. Esta mesma equipe, atendendo reivindicação do Conselho Municipal de Cultura, está à disposição dos artistas, na sede da Cultuar, na Rua Quaresma Júnior, 119, para auxiliar na elaboração de projetos visando a captação de recursos.

Artistas estão ajudando a compor o calendário cultural


Novos eventos isolados, mas de grande importância, também serão realizados. Alguns deles já estão sendo pensados e elaborados pela Cultuar. Outros ainda serão priorizados, através de sugestões dos artistas que estão participando das reuniões setoriais, como a Semana da Cultura Negra, a Festa do Saci, o Inventário Cultural e outros mais. Todos eles, com os mesmos objetivos: incrementar e dar mais a vida para a cultura da cidade e ainda retomar antigas manifestações, como “As Pastorinhas”.


Os novos projetos que vão dar vida e movimento à cultura angrense

Cultura Itinerante
Com o projeto Cultura Itinerante a cada 15 dias uma lona de circo será montada em diferentes bairros da cidade, com atrações de música, dança, teatro, artes plásticas, circo, cultura popular, recreação infantil e oficinas. Aos sábados, das 14h às 23h, e aos domingos, das 9h às 16h.


Convento Convida
Envolvendo os diversos segmentos artísticos, o Convento Convida acontece no segundo sábado de cada mês, às 19h, em uma estrutura montada no claustro (pátio central) do Convento São Bernardino de Sena, onde acontecerão encenações, palestras, shows e oficinas voltadas à cultura.


Arte na Praça
Toda terça-feira, das 10h às 17h, será montada uma estrutura com 12 ombrelones ( grandes guarda-sóis) no Cais de Santa Luzia para receber o projeto Arte na Praça, onde artistas plásticos e artesãos vão expor e preparar suas obras ao ar livre.

Café Filosófico
Todo terceiro sábado do mês, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis será o palco do Café Filosófico. A partir das 19h, personalidades culturais angrenses formarão uma mesa-redonda para refletir, juntamente com o público, acerca da história e dos temas mais relevantes da atualidade, sempre acompanhados de um coffee break e de um sarau.


Circuito CCTM
Toda última semana do mês, de terça a domingo, a partir das 19h, no Centro Cultural Theophilo Massad, exposições, shows, teatro, dança, filmes, documentários, palestras e oficinas que irão dinamizar o Circuito Cultural CCTM.

Secretarias relacionadas: