Cerca de trinta navegadores franceses, que estão participando do tradicional Rally Náutico França – Brasil, estão em Angra dos Reis. As onze embarcações, aportadas na Marina Bracuhy, ainda seguem para outras cidades da região antes de voltar para a França.
Os competidores serão recebidos em breve pela TurisAngra, com apoio da equipe da secretaria de Esportes e Lazer. Será realizado um coquetel de recepção e apresentado um vídeo institucional sobre os atrativos turísticos da cidade.
Na próxima semana, eles farão um city tour pelo centro histórico e passeios de escuna, segundo informações de Jacqueline Almeida, da equipe de planejamento da TurisAngra. “Estamos viabilizando também a participação dos barcos franceses na Regata da Ilha de Caras”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Daniel Santiago.
O Rally França – Brasil já é tradicional no calendário esportivo mundial, e conta com mais de 50 barcos.
Neste ano, parte das embarcações puderam vir até a região da Costa Verde por conta de uma mudança na legislação. A importação temporária passou de um para dois anos de permanência máxima, permitindo que parte dos navegadores, em vez de aportarem no Amazonas, viessem até Angra dos Reis.
Os barcos utilizados no rally têm cerca de 40 pés de comprimento. São denominados “barcos de oceano”, segundo Daniel Santiago. “Não são de competição, mas de cruzeiro, próprios para o alto-mar”, diz o secretário.