Encerramento do Projeto Botinho

Cerca de 800 jovens participaram da colônia de férias neste ano

Quinta-Feira, 04/02/2010 | .

Com muito sol e calor, a Praia da Biscaia foi o cenário da solenidade de encerramento do Projeto Botinho deste ano. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 4. O projeto é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e funciona como uma colônia de férias, todo mês de janeiro, onde crianças e adolescentes dos sete aos 17 anos têm aulas de natação, técnicas de salvamento, noções de cidadania, civismo, preservação ambiental, participam de atividades físicas, competições e brincadeiras, de segunda a sexta, das 9h às 12h.

 

       A capitã Fabiana Ferreira da Cruz destaca a importância do trabalho para o desenvolvimento e o futuro dos jovens, em muitos casos despertando neles o interesse pela carreira militar.

 

       – Temos vários exemplos de bombeiros que um dia passaram pelo projeto – disse ela.   

 

       A cerimônia reuniu autoridades do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Angra, que apoia o projeto, e representantes dos patrocinadores. Neste ano foram cerca de 800 participantes, contando crianças, adolescentes e os pais, que também participam, se quiserem. Todos são divididos nas categorias golfinho, Moby Dick, tubarão, sereia (mães) e ouriços (pais). A subsecretária de Esporte e Lazer da prefeitura, Juliana Dayube, participou da entrega de medalhas para os destaques das categorias. O cel. Jerri Andrade Pires, comandante do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Angra dos Reis, recebeu do representante da Petrobrás, patrocinadora do projeto em todo o estado, o troféu Botinho 2010, pelo trabalho realizado. Todos os participantes receberam certificados de participação.

 

       A cerimônia foi encerrada com o corte do bolo na Pousada Biscaia, uma das patrocinadoras do projeto em Angra dos Reis, juntamente com a Viação Senhor do Bonfim e a Colitur. Em virtude dos problemas ocorridos na cidade, o projeto foi realizado na Praia da Biscaia e não na Praia Grande, como nos anos anteriores.

 

                        O Projeto Botinho surgiu em 1963 e está presente em 40 locais de diversas cidades do Estado do Rio, de Paraty a São João da Barra, beneficiando, em média, 13 mil crianças por ano. O projeto está no Guiness Book como a maior colônia de férias a céu aberto do mundo. Em Angra, a prefeitura e a Fusar apoiaram o projeto cedendo monitores para auxiliar nas atividades e ambulâncias.    

Secretarias relacionadas: