Depois do período de férias, a música voltou a ocupar espaço cativo na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, embalando o antigo prédio e trazendo bons fluidos para o Centro da cidade. Os cursos oferecidos são os de canto, teoria musical, flauta doce, viola, violino e violoncelo. Também estão abertas vagas para o Coral da Cidade e o Infanto-juvenil.
Os cursos são gratuitos, coordenados pela prefeitura, através da Fundação de Cultura (Cultuar). O objetivo da fundação é abrir novas oportunidades para quem quer aprender a cantar ou a tocar um instrumento em um espaço motivador, e nada melhor do que a Casa de Cultura para acolher os novos artistas.
Os ensaios do Coral da Cid ade, com o maestro Moacyr Saraiva, e do Coral Infanto-juvenil, com o regente Bruno dos Anjos, estão em ritmo acelerado. Todas as pessoas interessadas podem se inscrever. O Coral da Cidade está precisando urgentemente de vozes masculinas, e para fazer parte do grupo é necessário ter acima de 14 anos. Já o Coral Infanto-juvenil aceita crianças e jovens de 7 a 14 anos.
Para o curso de canto, as vagas estão esgotadas, mas os interessados podem colocar o nome em uma lista de espera. Já para flauta doce, teoria musical e instrumentos de corda, ainda existem vagas.
As inscrições estão sendo feitas de terça a domingo, das 10h às 17h, na Casa de Cultura (esquina da Rua do Comércio com a Avenida Raul Pompeia). Se o aluno de flauta doce tiver o instrumento, deve levá-lo para as aulas; se não, poderá usar os que se encontram no espaço. O professor de canto, teoria musical e flauta doce é Bruno dos Anjos, ator, músico e recreador cultural da prefeitura, que iniciou sua trajetória musical ainda menino, no Coral Infantil de Angra dos Reis.
As aulas de instrumentos de cordas (viola, violino e violoncelo) são ministradas pelo professor Moacyr Saraiva, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h, e os alunos têm que levar o instrumento. Saraiva é regente, violoncelista, artesão, professor de música e um dos músicos mais respeitados de Angra. Iniciou seus estudos musicais com sua família e em seguida no Coral da Cidade de Angra dos Reis, com o saudoso maestro Gerard Galloway. É um dos músicos mais atuantes de sua geração. Além de reger o Coral da Cidade, é fundador, diretor artístico e professor da Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis (Osar).