Devido ao atraso do início do ano letivo para o dia 1º de março, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, distribuiu, na semana que antecedeu o feriado de carnaval, um kit alimentação para 14.500 alunos da rede municipal, do 1º ao 5º ano.
O kit, semelhante ao distribuído em julho para as crianças, devido ao também atraso da volta das férias, é composto por arroz, feijão, macarrão, extrato de tomate, leite, açúcar, biscoitos e cereais, e, segundo a secretária de Educação, Luciane Rabha, suprirá a alimentação da criança por duas semanas.
“Distribuímos os kits para esses alunos que estão em uma faixa etária em que uma alimentação saudável é necessária para atender às suas necessidades nutricionais. Entendemos que em muitos casos a alimentação na escola é a principal refeição e por isso tentamos suprir a ausência prolongada dessa alimentação com os kits”, explicou Luciane.
Luciane enfatizou, também, que já no dia 1º de março, cerca de 150 alunos estudarão no anexo do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), Centro, onde foram abertas seis turmas. “Conseguimos absorver 100% dos alunos do 1º ano de escolaridade e e diminuímos o número de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 129 para 110, o que significa que estamos diminuindo o número de analfabetos em nosso município”, comemorou.
A rede municipal de ensino de Angra atende, atualmente, 24.033 alunos e teve um crescimento de 5%, em comparação ao ano passado, onde 22.931 alunos estudavam nas escolas municipais.
Ainda, segundo a secretária, estão previstas uma inauguração por mês para 2010, como a E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho, na praia da Enseada das Estrelas, Ilha Grande, que já está pronta, a E.M. Santos Dumont e a do Morro do Carmo, que serão inauguradas em maio.
Sobre a Educação Infantil, Luciane contou que a Creche Mundo Colorido, em Jacuecanga, que era conveniada, passará a ser municipal e se chamará Vilton Eurico, atendendo a 220 crianças.
Cefet será inaugurado em junho
O Cefet, que será no Parque Mambucaba, será inaugurado em junho e as aulas começarão em agosto, com o curso técnico de Eletromecânica, com 40 alunos.
“Não haverá mais processo seletivo para essa turma”, informou Luciane. Segundo ela, o diretor do Cefet-Rio, Miguel Badenes, falou não haver mais tempo para preparar um concurso e o início do funcionamento do Cefet Angra não poderá mais ser adiado. A cota de ingresso será dividida entre as redes municipal, com 15 alunos, estadual, 15, e particular, 10. Os alunos serão selecionados através dos seus rendimentos em português e matemática e desempatados pela frequência escolar e, também, pela maior defasagem de ano e idade.
Educação de Angra distribuiu kits alimentação
Será inaugurada uma escola por mês em 2010 e o Cefet será realidade em junho